Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sétima edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte homenageia apoiadores de projetos da Lei de Incentivo
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 12 Dezembro 2019 02:09
Para reforçar a importância da contribuição de pessoas físicas e jurídicas em projetos financiados via Lei de Incentivo ao Esporte, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania realizou nesta quarta-feira (11.12) a 7ª edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte. O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, na capital paulista, e premiou aqueles que mais aportaram recursos em projetos da Lei de Incentivo no ano de 2018.
“É importante homenagearmos empresas e pessoas físicas que colaboram com o esporte para motivá-los a continuar investindo e, assim, desenvolvermos nosso país como potência esportiva. Além disso, a ação busca ampliar a quantidade de apoiadores aos projetos, mostrando a eficácia da Lei de Incentivo e o quanto ela traz resultados para o nosso esporte”, afirmou o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil.A premiação também contou com a participação do secretário especial adjunto do Esporte, Marco Aurélio Araújo, do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rego, do secretário nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima, da secretária da Autoridade Brasileira do Controle de Dopagem, Luísa Parente, e do diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, Antônio Alcantara.
Dois atletas olímpicos conduziram a premiação. Fabíola Molina, ex-nadadora olímpica e medalhista pan-americana – indicada para assumir a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) – e Arthur Nory, medalhista olímpico, campeão mundial de ginástica artística e vencedor da edição 2019 do Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico do Brasil. Foram oito as categorias premiadas: Pessoa Física; Pessoa Jurídica; Esporte de Rendimento; Esporte de Participação; Esporte Educacional; Melhor Amigo do Esporte, Melhor Amigo da Federação e uma premiação por Unidades da Federação.
No prêmio Amigos do Esporte - Pessoa Jurídica, que homenageia as empresas que mais aportaram recursos em valores absolutos, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração ficou em terceiro lugar, o Banco do Brasil ocupou a segunda colocação e o Itaú Unibanco foi o vencedor. Além dessa categoria, o Itaú Unibanco ganhou em outras cinco categorias (confira abaixo). A superintendente de relações institucionais do banco, Luciana Nicola, disse que a empresa acredita que o esporte é um pilar importante para a formação do senso crítico do jovem.
“Junto com educação e cultura, fazemos questão de usar os nossos limites da Lei de Incentivo para democratizar o acesso a projetos esportivos no Brasil todo. Essa Lei é importante para que a gente mude o patamar de investimento em projetos de esporte no país. Sem a Lei de Incentivo seria mais difícil despertar o interesse das empresas”. Na categoria de pessoa física, Jean Marc Etlin foi o apoiador que mais aportou recursos na LIE.
Lei de Incentivo ao Esporte
A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2016 – é um dos maiores avanços do esporte brasileiro. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem investir parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte. As empresas podem destinar até 1% do valor devido e ainda acumular com investimentos proporcionados por outras leis de incentivo. As pessoas físicas podem investir até 6% do imposto devido. De 2007 a 2018, mais de R$ 2,1 bilhões foram destinados a projetos esportivos que beneficiaram milhões de brasileiros. Só em 2018, foram captados R$ 254,2 milhões e mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas diretamente.
PREMIADOS
Amigos do Esporte - Pessoa Física
1° lugar: Jean Marc Robert Nogueira Baptista Etlin
2° lugar: Ricardo Castellar de Faria
3° lugar: Patrice Phillippe Nogueira Baptista Etlin
Amigos do Esporte - Pessoa Jurídica
1° lugar: Itaú Unibanco
2° lugar: Banco do Brasil
3° lugar: Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração
Amigos do Esporte de Rendimento
1° lugar: BB Corretora de Seguros e Administradora de Bens
2° lugar: Itaú Unibanco
3° lugar: Brasilprev Seguros e Previdência
Amigos do Esporte de Participação
1° lugar: Itaú Unibanco
2° lugar: Banco do Brasil
3° lugar: Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração
Amigos do Esporte Educacional
1° lugar: Itaú Unibanco
2° lugar: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda
3° lugar: MRS Logística S.A
Melhor Amigo do Esporte
Itaú Unibanco
Melhor Amigo da Federação
Itaú Unibanco
Maiores Amigos do Esporte por Estado
Amazonas - Benchimol Irmão & Cia
Bahia - CaterPillar Brasil
Ceará - Grendene
Distrito Federal - Furnas Centrais Elétricas
Espírito Santo - Arcelormittal Brasil
Goiás - Globosat Programadora
Maranhão - Minerações Brasileiras Reunidas - MBR
Minas Gerais - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração
Mato Grosso – Áster Máquinas e Soluções Integradas
Pará -Minerações Brasileiras Reunidas - MBR
Pernambuco - Arosuco Aromas e Sucos
Piauí - Pintos Ltda
Paraná - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Rio de Janeiro - Banco do Brasil
Rio Grande do Sul - Arosuco Aromas e Sucos
Santa Catarina - Havan Lojas e Departamentos
São Paulo- Itaú Unibanco
Tocantins - Lajeado Energia
Jéssica Barz - Ascom - Ministério da Cidadania