Ministério do Esporte Tatame da Copa da Amizade de Judô mostra talentos do Segundo Tempo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Tatame da Copa da Amizade de Judô mostra talentos do Segundo Tempo

Em meio a golpes e defesas na busca do ippon ou pela conquista por mais vantagens que resultem em maior pontuação, a luta dessa vez foi pelo título de campeão. Na Copa da Amizade de Judô, realizada com a participação de mais 200 alunos de escolas estaduais, municipais e associações esportivas de Manaus, o Programa Segundo Tempo subiu no lugar mais alto do pódio. As judocas Yasmin Gomes e Vanessa Silva foram campeãs e agora fazem planos para a conquista de vaga nas seletivas dos Jogos Escolares do Amazonas 2013.

Vencedora no categoria sub-13 até 31 kg, Yasmin declarou amor ao esporte e também à piauiense Sarah Menezes, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. "É meu primeiro ano de judô e ela, a minha inspiração", disse a aluna do 6º ano do ensino fundamental. "A partir do próximo ano, poderei os Jogos Escolares do Amazonas",  completou.

Durante o evento, Yasmin Gomes e Vanessa Silva integraram a equipe 60 estudantes do programa de inclusão social do Ministério do Esporte em parceria com a Secretaria  de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). Elas representaram o núcleo da escola estadual Manoel Rodrigues, sede da competição, uma das 208 unidades de atendimento da parceria que contempla um total de 20,8 mil alunos na capital e nas cidades de Autazes, Careiro, Indiatuba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé.

Para Maysa Gonçalves, professora de educação física, a escola Manoel Rodrigues tem se destacado no esporte graças ao Segundo Tempo. "Aqui, cem alunos praticam judô, xadrez, futsal e vôlei. O esporte tem sido uma ótima ferramenta pedagógica, gerando excelentes resultados", afirmou.

A educadora apontou, entre os talentos descobertos anteriormente por aquela unidade de ensino, a judoca campeã brasileira e pan-americana Greyce Kelly Monteiro da Silva, 13 anos, e Lindemberg Araújo, 12 anos, que ficou em quinto lugar nas Olimpíadas Escolares. "Ambos foram homenageados durante a competição", ressaltou.

Um dos organizadores da Copa da Amizade de Judô, o professor de educação física Davy Mendes, acentuou que essa é uma iniciativa de um grupo de educadores que atua em projetos sociais da modalidade, no Armando Mendes, bairro carente da região. "A ideia é trabalhar  as categorias de base nas faixas branca e amarela com idade de 9,10 e 11 anos e a faixa laranja, de 12, 14, 15 a 17 anos", explicou.


Carla Belizária
Foto: divulgação/Sejel
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla