Ministério do Esporte Olimpíadas Escolares chegam ao fim com quebra de recordes e revelações
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Olimpíadas Escolares chegam ao fim com quebra de recordes e revelações

As Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos se despediram no sábado (15.09) da cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, com recordes na natação, atletismo e com a revelação de jovens promessas para o esporte brasileiro. Esta foi a maior edição da história do evento, com 4.493 participantes, entre atletas e técnicos de 1.253 escolas de todo o Brasil.

Os recordes do atletismo ficaram por conta da paulista Esther Mamedes, da Escola Professor Euclides, que igualou o índice da prova de salto em altura ao atingir 1,64m. Ainda na pista municipal de atletismo de Poços de Caldas, Kathelin Norberto, 13 anos, do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, de Minas Gerais, também bateu a marca da prova de pentatlo e garantiu o ouro.

A natação também foi destaque. Os atletas quebraram 24 recordes nas 27 provas. Os paulistas André Santos e Felipe Ribeiro foram os destaques da competição, levando para casa seis medalhas de ouro e estabelecendo novo recorde.

"A cada ano conseguimos atrair mais participantes e estabelecer novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que futuramente nos dará representantes em nível internacional" afirmou o diretor-geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.

Nesta edição, os atletas estudantis puderam contar novamente com a presença de campeões olímpicos e pan-americanos que foram convidados pelo COB como embaixadores do evento, a exemplo de Sarah Menezes, medalhista de ouro no judô dos Jogos Olímpicos Londres 2012. Para Angélica Kvieczynski, embaixadora da ginástica artística, esse é um incentivo à prática esportiva. "Já participei como embaixadora de outras edições das Olimpíadas Escolares e sei o quanto é importante. Os estudantes têm a chance de conversar com atletas profissionais, que dividem com esses jovens suas experiências", afirmou a atleta. Nomes como Leonardo de Deus (natação), Ana Cláudia Lemos (atletismo), Lígia Silva (tênis de mesa), Clarissa Santos (basquete), Antoine Jaoude (luta olímpica), Daniel Paiola (badminton), Renato Rezende (ciclismo), Lenísio Teixeira (futsal) e Rick (handebol) também estiveram presentes ao evento.

A próxima edição das Olimpíadas Escolares será realizada em Cuiabá, entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro, na etapa de 15 a 17 anos. Em 2013, Natal receberá a etapa 12 a 14 anos, e Belém, a de 15 e 17 anos.

Os jogos foram organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da prefeitura de Poços de Caldas e do governo de Minas Gerais.

Novos talentos
No sábado, último dia de competições, foi anunciada uma lista com 36 atletas do vôlei (18 meninos e 18 meninas) que irão formar a primeira seleção escolar do esporte nacional. Os atletas passarão uma semana no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema, no Rio de Janeiro, no período de 10 a 17 de dezembro.

No atletismo, as competições serviram como seletiva para os Jogos Escolares Sul-Americanos 2012, que serão disputados em Natal de 29 de novembro a 6 de dezembro. Ao todo, foram 550 atletas de 25 estados e do Distrito Federal que lutaram por uma vaga nas provas de atletismo na maior competição esportiva escolar da América do Sul. Os campeões e o vice-campeões de todas as provas foram classificados automaticamente para o Sul-Americano, que terá as disputas da modalidade fora da capital potiguar, na cidade de João Pessoa.

O técnico da seleção brasileira adulta feminina de handebol, o dinamarquês Morten Soubak, eleito o segundo melhor técnico do ano pela Federação Internacional, também assistiu às partidas da modalidade nas Olimpíadas Escolares em busca de novos talentos.

Participaram do evento 28 delegações de 26 de estados brasileiros, uma equipe do Distrito Federal e outra de Poços de Caldas, a cidade- sede. Foram disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Paula Braga
Foto: AGIF/COB

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla