Ministério do Esporte Após título na Colômbia, Brasil será sede dos próximos Jogos Escolares Sul-Americanos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Após título na Colômbia, Brasil será sede dos próximos Jogos Escolares Sul-Americanos

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou nesta quinta-feira (15.12) que o Brasil foi escolhido para sediar os próximos Jogos Escolares Sul-Americanos, que acontecerão em dezembro de 2012. O anúncio foi feito durante recepção a cinco jovens atletas, de 12 a 14 anos, que representaram o país na última edição dos Jogos, realizadas entre os dias 2 e 7 de dezembro, em Bogotá, na Colômbia. Estavam presentes o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, Sérgio Rufino, o secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Afonso Barbosa, e o presidente da delegação brasileira em Bogotá e chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Fernando Máximo.

O Brasil foi escolhido por unanimidade como país-sede pelos dez países que compõem o Conselho Sul-Americano de Desportos (Consude). As cidades de Natal e Aracaju já se candidataram para receber o evento. Aldo Rebelo parabenizou os atletas pela participação nos Jogos e ressaltou a importância de investir no esporte de base e educacional. "Estudei em escola estadual e os Jogos Escolares eram um momento muito importante e esperado. Nesta idade, o que a maioria dos jovens quer é participar das competições. Nem todos poderão tornar-se atletas olímpicos, mas participar todos podem", disse o ministro.

A equipe nacional em Bogotá contou com 168 estudantes. Apesar de ser apenas a terceira delegação em número de atletas, o Brasil terminou a competição em primeiro lugar no quadro geral, com 95 medalhas - 43 ouros, 26 pratas e 26 bronze. Mais de 1.300 estudantes de dez países disputaram a competição.

Para Tacio Henrique, de 14 anos, poder representar o país internacionalmente é muito gratificante. "Treinei bastante para isso. Foi uma experiência muito importante, principalmente porque os atletas da minha categoria tinham um nível bastante alto", conta o judoca, que voltou para casa com duas medalhas: ouro no individual e prata na disputa por equipes.  "Quero ser atleta profissional. Vou continuar treinando bastante para conseguir representar o Brasil em 2016."

Para Fernando Máximo, a oportunidade de participar de uma competição de nível internacional, além de uma importante experiência esportiva, também tem valor cultural muito grande para os jovens atletas. "Para a maioria deles, esta foi a primeira experiência internacional. Conseguimos um resultado tanto quantitativo como qualitativo, sobretudo na natação, no judô e no atletismo. Esta também foi  a primeira vez que o Brasil participou com uma delegação de paratletismo", disse. "O Brasil deu um show de alegria, disposição, torcida e resultados", completou o chefe da delegação.

Megaeventos
Esta não será a primeira vez que o Brasil receberá o evento estudantil. Em 2001, atletas de toda a América do Sul se reuniram na cidade de Maringá, no Paraná, para disputar a 7ª edição dos Jogos Escolares Sul-Americanos.  

Com a escolha do Brasil, os Jogos Escolares passam a integrar o calendário de preparações do país para os grandes eventos esportivos dos quais será sede nos próximos anos - Copa das Confederações, em 2013, Copa do Mundo da FIFA 2014, Copa América 2015 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A decisão da cidade que receberá os Jogos será feita em fevereiro de 2012, em reunião dos representantes do Consude em Cartagena, na Colômbia.

Confira a reportagem em vídeo



Confira reportagem em áudio sobre a escolha do Brasil como sede dos Jogos Escolares Sul-Americanos de 2012



Confira reportagem em áudio sobre o encontro dos atletas com o ministro Aldo Rebelo



Paula Braga
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla