Ministério do Esporte Comissão avalia projetos de pesquisa que serão financiados pela Rede CEDES
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Comissão avalia projetos de pesquisa que serão financiados pela Rede CEDES

A Comissão Avaliadora da Coordenação-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte, se reuniu, nos dias 29 e 30, para analisar 72 propostas de pesquisa da Rede Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (CEDES). Os projetos, de autoria de mestres e doutores de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, integrantes de grupos de estudos na área de Educação Física, foram encaminhados por meio de edital de chamada pública e passam agora pela segunda fase de análise de mérito,  antes da aprovação final.

Composta por 12 doutores e especialistas em esporte e lazer, a comissão avaliou os projetos de acordo com a relevância, metodologia, inovação e adequação às intenções do edital. "É importante que haja projetos que levem em conta a abrangência e a inovação. O edital é de apoio e fomento ao desenvolvimento de pesquisa na área de esporte, lazer e inclusão social. O investimento nesse campo qualifica as políticas públicas de esporte e lazer", afirma a doutora Leila Mirtes Magalhães, uma das integrantes da comissão.

Os projetos são baseados em dez linhas de pesquisa definidas pelo Ministério do Esporte de acordo com a demanda social. Este ano, a Rede CEDES contou com inscrições das cinco regiões brasileiras -  20 estados e Distrito Federal.

"Várias pesquisas apresentam propostas de temas inéditos. Além disso, receber projetos de vários estados brasileiros incentiva o estudo das dificuldades e necessidades de cada região", ressalta Leila. "Não há como negar que a área de conhecimento é importantíssima para fundamentar a qualidade de gestão. Nós precisamos disto: de pesquisas inovadoras e de qualidade", completa.

Livro
As propostas aprovadas integrarão um banco de projetos e serão financiadas de acordo com a disponibilidade de recursos. O Ministério do Esporte também promove a publicação, em forma de livro, dos resultados dos estudos, socializando-os junto aos gestores, às instituições de ensino superior e à população.

Segundo Apolônio do Carmo, doutor em Educação e membro da Comissão Avaliadora, além de incentivar, é preciso difundir o conteúdo e os resultados desse investimento em produção de conhecimento. "No momento, a área de pesquisa não tem tido o aporte financeiro que deveria. A iniciativa do Ministério do Esporte de financiar projetos nesse campo é um incentivo importante, já que poucas iniciativas possibilitam o desenvolvimento de pesquisas na área social", explica. "Temos vários livros já publicados que são resultados de núcleos de pesquisa e trabalho integrado. A verba para publicação e distribuição dos estudos já está prevista no projeto."

A divulgação das pesquisas que receberão o financiamento da Rede CEDES acontecerá na próxima segunda-feira (05.12). Participaram das reuniões de hoje e ontem Andrea Nascimento Ewerton, Apolonio Abadio do Carmo, Artemis Araujo Soares, Bianca Alves Silveira, Cláudia Regina Bonalume, Luciana Forne Martins, Marlis Morosini Tolidori, Nadja Mara Kilesse Carvalho, Rejane Penna Rodrigues, Aline Leocádio de Lima, Cássia Damiani, José Roberto Gnecco e Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto.

Histórico
Criada em 2003, a Rede CEDES é uma ação voltada para o fomento da pesquisa fundamentada nas Ciências Sociais e o estímulo de estudos sobre o esporte recreativo e do lazer, visando contribuir com a  formulação e gestão de políticas públicas, mediante a elaboração de diagnósticos e recomendações decorrentes da avaliação dessas atividades. Outro objetivo é o estabelecimento de indicadores de desempenho em todo o país.

Segundo análise feita no último ano, o Ministério do Esporte investiu mais de R$ 1 milhão em 30 projetos da área de pesquisa social em 2010.

Paula Braga
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla