Ministério do Esporte João Pessoa recebe mais de 3 mil atletas nas Olimpíadas Escolares
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

João Pessoa recebe mais de 3 mil atletas nas Olimpíadas Escolares

Atletas mirins de todo o país se reúnem entre os dias 9 e 18 de setembro, na capital paraibana, para disputar as Olimpíadas Escolares. Serão cerca de 3,3 mil jovens da categoria infantil, de 12 a 14 anos, que competirão nas provas de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A novidade desta edição fica por conta do badminton, que foi incluído no cronograma de modalidades.

O maior evento esportivo estudantil do Brasil já se firmou como um celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento. As Olimpíadas são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em conjunto com o Ministério do Esporte, direção técnica das confederações brasileiras olímpicas e apoio da prefeitura de João Pessoa e do governo estadual.

A capital paraibana receberá uma delegação de representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vindos de Portugal, Moçambique e Angola, que participará, a convite do Ministério do Esporte, do projeto de observadores das Olimpíadas Escolares.

O diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, ressalta a importância de um evento nacional que promove o esporte no patamar estudantil. "As Olimpíadas são fundamentais para o desenvolvimento do esporte brasileiro e, principalmente, para a base esportiva educacional. Elas ajudam no engajamento de mais alunos na prática esportiva e no surgimento de novos talentos, com a democratização do esporte".

Arantes estará no evento para prestar informações a respeito dos atletas campeões que disputarão o Campeonato Sul-Americano Escolar, no próximo mês de dezembro, em Bogotá, na Colômbia.

As Olimpíadas são realizadas em duas etapas, divididas por faixa etária - de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A segunda etapa será disputada em Curitiba, entre os dias 2 e 11 de dezembro. As competições estudantis são a oportunidade de estímulo ao espírito esportivo na juventude brasileira e de difusão dos valores do esporte entre os adolescentes. Além disso, promovem o intercâmbio entre alunos-atletas, professores, técnicos e dirigentes de todo o país.

Bolsa-Atleta
Os participantes da competição que se classificarem entre os três primeiros lugares nos esportes individuais ou entre os seis melhores competidores selecionados nos esportes coletivos poderão pleitear uma bolsa no programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. O benefício, na categoria Estudantil, permitirá uma ajuda financeira mensal de R$ 370, durante 12 meses.

Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla