Ministério do Esporte Representantes de El Salvador recebem certificado do Programa Pintando a Liberdade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Representantes de El Salvador recebem certificado do Programa Pintando a Liberdade

A equipe do governo de El Salvador que visita o Brasil há duas semanas para conhecer o Pintando a Liberdade e o Pintando a Cidadania, do Ministério do Esporte, recebeu nesta sexta-feira (02.09), em Brasília, um certificado de participação dos programas sociais. Eles passaram por um curso na fábrica instalada em Feira de Santana, na Bahia. Os seis funcionários do governo salvadorenho voltam para seu país neste sábado (03.09).

Os programas oferecem a oportunidade para que detentos do sistema penitenciário e pessoas em situações de risco social trabalhem e ingressem no mercado profissional. O material esportivo produzido é distribuído em escolas, entidades sociais e para núcleos de outros programas do Ministério do Esporte. Segundo o acordo de cooperação técnica assinado com El Salvador, o Brasil vai doar o maquinário necessário para a implantação das fábricas e a matéria-prima. Serão atendidos 200 presos e produzidas de 22 mil bolas de 10 modalidades esportivas e quatro mil redes.

Com apoio do governo brasileiro, El Salvador pretende implantar cinco núcleos do Pintando a Liberdade e, em breve, construirá uma fábrica nos moldes das brasileiras. Os núcleos devem começar a funcionar em fevereiro de 2012. Angola e Moçambique também possuem fábricas do programa Pintando a Liberdade.

Exemplo
O acordo é importante para o Brasil, e mostra que o País é exemplo para outras nações, avalia Gerencio de Bem, gerente dos programas. "O Brasil já vem adquirindo esse know-how de exportar programas sociais e isso é muito bom, mostra que o povo brasileiro supera as suas dificuldades ao longo do tempo, com qualidade, e que é reconhecido pelos outros", afirmou.

"Percebemos que o programa dá certo para o propósito que tem aqui no Brasil e também para o que a gente pretende fazer em El Salvador: dar ocupação aos presidiários e seus familiares. Os presos ficaram muito motivados e estão com a expectativa de quando vai começar este programa", contou o coronel Wido Martinez, assessor de Segurança da Divisão Geral de Assuntos Penitenciários do Ministério da Justiça de El Salvador, enfatizando que seu país está muito agradecido pela parceria com o Ministério do Esporte. Atualmente, a população carcerária de El Salvador está em torno de 25 mil pessoas.

Confira a reportagem em áudio



Natália Borges
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla