Ministério do Esporte Campeonato Europeu de Futebol de 5 vai usar bolas com guizo brasileiras
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Campeonato Europeu de Futebol de 5 vai usar bolas com guizo brasileiras

O Ministério do Esporte liberou na última terça-feira (07.06) uma remessa de 400 bolas com guizo para Madri. As bolas serão utilizadas no Campeonato Europeu de Futebol de 5 e em outras competições ao longo do ano. O material é destinado à Federação Espanhola de Desporto para Cegos, por intermédio da Confederação de Brasileira de Deficientes Visuais (CBDV), entidade responsável pela gestão da modalidade no Brasil. "A atividade, além de fortalecer as relações bilaterais, fomenta o crescimento do desporto paraolímpico", justificou Waldemar de Souza, secretário executivo do Ministério.

A Federação Espanhola sempre usou as bolas brasileiras em suas competições. De acordo com Sandro Laina Soares, presidente da CBDV, "a utilização promove a divulgação da tecnologia esportiva do Brasil em toda a Europa e, principalmente, a importância no desenvolvimento do desporto de cegos no mundo".

A bola com guizo é fabricada pelo programa Pintando a Cidadania. Única no mundo reconhecida para utilização em competições oficiais da categoria, ela é homologada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) - organização com sede na Espanha.

Segundo Gerêncio de Bem,  gerente de Projetos do Ministério do Esporte, a produção das bolas com guizo do Pintando a Cidadania é centrada na unidade de Feira de Santana (BA). "A fabrica é a única equipada para confecção, com mão de obra de 800 trabalhadores de comunidades da região. Cada bola custa em torno de US$ 9 (cerca de R$ 15)."

Regras
Cada equipe é formada por quatro jogadores de linha, todos cegos. Apenas o goleiro enxerga normalmente - joga numa área reduzida de 5m x 2m. Os times usam também um chamador, membro da equipe que fica atrás da meta adversária, orientando os atacantes. O som produzido pelos guizos da bola ajuda os atletas a encontrá-la. As partidas oficiais têm dois tempos de 25 minutos, com 10 minutos de intervalo. O futebol de 5 é praticado em lugares sem barulho. A torcida só pode manifestar-se após o gol.

Confira reportagem em vídeo da NBR



Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla