Ministério do Esporte Escola em morro de Recife recebe bolas do Pintando a Liberdade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Escola em morro de Recife recebe bolas do Pintando a Liberdade


Mais de sete mil bolas de vôlei, handebol e futsal foram liberadas pelo Ministério do Esporte para a rede pública municipal e estadual de Recife (PE). O material será distribuído para 366 escolas e atenderá a cerca de 150 mil estudantes do ensino médio e fundamental, entre eles 370 alunos de uma escola de difícil acesso.

A escola Arquiteto Alexandre Muniz de Oliveira fica no Alto do Reservatório do Guabiraba, situado em um bairro às margens da BR-001. Os alunos precisam subir por uma escadaria com 159 degraus. O colégio é freqüentado também por estudantes de outras comunidades populares localizadas em morros, entre elas, Alto do Refúgio, Alto da Brasileira, Queimadas e Mereré.

A estudante Líbia Helena Nunes de Santana, 9 anos, comemorou a notícia da doação das bolas. Filha de um técnico de instalação de câmeras de filmagem e de uma cabeleireira, a  moradora do Alto da Brasileira é fã das jogadoras da seleção feminina de futebol, esporte que pretende praticar. "Quero aprender a jogar futsal e, quem sabe, ser uma atleta igual a elas".

Conquista popular

O colégio foi criado graças à luta do movimento social de moradores. Hoje, a comunidade  participa e é comprometida com a educação dos filhos. Os alunos têm a evolução acompanhada pelos responsáveis, tanto na reunião de pais e mestres quanto durante eventos festivos.

Para a diretora da escola, Rubervalda Silva de Souza, "o presente do Ministério do Esporte chega numa boa hora". As bolas serão utilizadas nas atividades extracurriculares, nos turnos da manhã e da tarde. "Não temos divisão de modalidades esportivas acompanhadas por profissionais de educação física ou recreação. Cada professor tem o seu momento na sala de aula e outro no pátio da escola, com atividades  lúdico-recreativas", explica.

Produto genuinamente regional

Segundo Gerêncio de Bem, gerente nacional do programa Pintando a Liberdade, as bolas foram produzidas por 200 detentos que trabalham na unidade da penitenciária Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, município do Agreste pernambucano, distante 210km da capital. A ação é uma parceria do Ministério do Esporte com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Cada escola receberá um kit contendo 20 bolas, sendo oito de futsal, sete de handebol e cinco de vôlei.

Cerimônia de entrega

Alexandre Cabral, coordenador do Pintando a Liberdade na unidade de Pesqueira, afirmou que a distribuição oficial do material esportivo para as escolas de Recife será feita em, no máximo, 15 dias. A solenidade, na Secretaria de Educação do Estado, contará com a participação dos diretores das escolas contempladas.


Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte 



Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla