Ministério do Esporte Arena Círculo Indígena é invadida pelos melhores flecheiros do Brasil
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Arena Círculo Indígena é invadida pelos melhores flecheiros do Brasil

Grandes guerreiros indígenas que dominam com muita habilidade o esporte tradicional do arco e flecha foram a atração do segundo dia de Jogos dos Povos Indígenas. Cada etnia participou levando o melhor atleta. Foram representados na competição os povos Canela Kaingang Assurini, Pataxó, Tupinambá, Pareci Haliti, Kuikuru, Bakari e Xavante. Segundo a tradição, representantes dos primeiros povos habitantes do Brasil - indígenas de Porto Seguro (BA), que no ano de 1500 receberam os colonizadores portugueses em território nacional - o povo Pataxó realizou um ritual para abençoar os competidores. A delegação cantou e dançou na arena, pedindo proteção aos flecheiros e aos amigos dos povos indígenas presentes na arquibancada dos jogos, instalada no Parque Ambiental de Paragominas (PA). Durante o ritual, os Pataxós interagiram com populares. Eles atiraram à platéia colares e adereços utilizados por eles nos braços e pernas, como uma forma de agradecimento pela recepção calorosa dos paragominenses. A modalidade de arco e flecha é disputada nos jogos indígenas por apenas um representante de cada etnia. Durante a competição, os arqueiros apresentam-se de acordo com o costume de seu povo. São diferentes formas de se vestir, com indumentárias e adereços variados, além de arcos e flechas de todos os tamanhos. Uma curiosidade é que não há limite de idade para praticar o arco e flecha. Entre os demais atletas, com idade a partir de 18 anos, Coguape Pareci se destacou. Guerreiro mais velho da competição, aos 66 anos mostrou que tem espírito de curumim (índio criança). " Essa é a primeira vez na vida que vejo uma arquibancada igual a essa, tão animada", disse o idoso ao microfone, arrancando aplausos do público. Durante a competição de arco e flecha, cada guerreiro tem direito a três chances de acertar o alvo: um peixe desenhado. Cada parte do corpo acertada conta pontuação. Vence quem acertar o olho do animal, conquistando 40 pontos. Carla Belizária Ascom - Ministério do Esporte

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