Ministério do Esporte Comitê de Patrocínios da Presidência da República visita Segundo Tempo e Pintando a Cidadania
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Comitê de Patrocínios da Presidência da República visita Segundo Tempo e Pintando a Cidadania

Integrantes do Comitê de Patrocínios da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR) visitam, a partir das 14h30 desta quarta-feira (19), os programas Segundo Tempo e o Pintando a Cidadania, na cidade de Valparaízo (GO). As duas ações, a primeira de inclusão social de estudantes carentes, e a segunda, de geração de emprego para por meio da produção de material esportivo, são desenvolvidas pelo Ministério do Esporte e têm a parceria com o Instituto Pró-Ação. Esta é a décima quarta reunião do Comitê Itinerante de Patrocínios que conta com a participação de representantes de estatais brasileiras e mantém reuniões a cada 15 dias. Tem como meta avaliar propostas de patrocínio para projetos esportivos, sociais, culturais entre outros. As reuniões itinerantes do Comitê são oferecidas pelos órgãos/entidades interessados em apresentar seus Programas e Projetos com vistas à captação de recursos. Por isso, a Secretaria Nacional de Esporte Educacional pretende buscar o desenvolvimento de parcerias com estatais e paraestatais para ampliar suas ações. A idéia é apresentar o Segundo Tempo e demais projetos a este vinculados, como o Pintando a Cidadania que, além de gerar emprego e renda aos familiares dos estudantes contemplados, também abastece os núcleos com o material esportivo produzido. As visitas ao núcleo do Segundo Tempo e a fabrica do Pintando a Cidadania fazem parte da programação do último dia de atividades do Comitê Itinerante evento que acontece esta semana, no Hotel Nacional, em Brasília. Antes, porém, pela manhã, o secretário Nacional de Esporte Educacional, Julio Filgueira, fará apresentação do Segundo Tempo. "O programa precisa consolidar suas bases de articulação com outros órgãos da Administração Direta e Indireta", defende, ao ressaltar que após cinco anos de execução e com relevantes metas de ampliação, identificou-se a necessidade da busca de maior intersetorialidade e de parcerias. Para Filgueira a formação de parcerias é importante para ratear os investimentos na área, possibilitando o aumento da abrangência de atuação. "Principalmente, quando se leva em consideração o fato de que, sempre que um investimento social é iniciado, ele traz benefícios não só para o Governo/Entidade que o criou, mas para toda a comunidade que o cerca?", justifica. Instituto Pró-Ação Entidade parceira do Programa Segundo Tempo, o Instituto Pro-Ação atende 6 mil estudantes nas cidades de Luziânia e Valparaízo, ambas no estado do Goiás. As crianças e adolescentes têm, no período oposto ao ensino regular, a pratica esportiva, a alimentação e o reforço escolar além de atividades extracurriculares como dança, capoeira e teatro. Os jovens beneficiados também recebem uniformes e materiais esportivos gratuitos assegurados pelo Ministério do Esporte. Na parceria com o Pintando a Cidadania o Instituto Pró-Ação produz bolas, bonés e camisetas. Mais que isso, a confecção desses itens esportivos gera renda para cerca de 180 moradores do bairro Céu Azul, local de funcionamento da fábrica. A maioria dos trabalhadores é de pais de alunos do Programa Segundo Tempo e de estudantes que já completaram 18 anos. Todo material produzido pela fábrica é distribuído nos programas social do Ministério do Esporte e em escolas públicas do país. Carla Belizária Foto: Aldo Dias Ascom - Ministério do Esporte

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