Ministério do Esporte Ministério começa a detectar talentos em todo o país
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério começa a detectar talentos em todo o país

Brasília, 06/09/2004 (Ascom/ME) - Estudantes de todas as capitais do país começaram a ter o potencial esportivo avaliado pelo Ministério do Esporte, no último domingo. Durante todo o mês de setembro, dois milhões de jovens atletas serão testados por professores de educação física e saberão em qual modalidade esportiva deverão se dedicar mais. O programa Talento Esportivo na Escola visa identificar crianças e jovens que apresentam níveis de desempenho em atividades físicas, compatíveis com o esporte de rendimento e de competição. Essa descoberta vai permitir a inserção, o desenvolvimento e o aprimoramento no esporte competitivo, proporcionando um aumento de quantidade e qualidade à base esportiva nacional. O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, explica como esses jovens talentos serão aproveitados. "Primeiro é que nos vamos formar um banco de dados de talentos no Brasil. Esse banco de dados estará disponível a todos que formam atletas no Brasil. E, no caso do Ministério do Esporte, nos vamos desenvolver esses talentos com programas em parceria com os clubes sociais, dando condição para desenvolver esses talentos. Vamos treinar grupos de vinte de cada modalidade, espalhados em núcleos. Queremos que isso se transforme em centenas e milhares no Brasil." O Ministério do Esporte pretende cadastrar quarenta mil talentos esportivos, ou seja, 4% de todos os jovens avaliados. Mas os pais dos jovens que não estiverem na lista não precisam se preocupar. Afinal, nem todos nascem para ser atletas de auto rendimento. É o que explica o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ricardo Peterson. "O projeto não tem por objetivo só detectar talentos. Ele tem como objetivo dar subsídios para que se desenvolva uma política de esportes para o Brasil. Seja para o alto rendimento, seja para esportes de participação, de lazer, enfim, acho que tem de ficar bem clara essa questão." O programa Talento Esportivo na Escola está acontecendo em todas as capitais do país. Para mais informações, procure o órgão responsável pelo esporte no seu município ou ligue para o Ministério do Esporte no telefone 061 429 6899. Allan Barbosa

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla