Ministério do Esporte Apresentações culturais e esportes demonstrativos tomam conta da tarde em Palmas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Apresentações culturais e esportes demonstrativos tomam conta da tarde em Palmas

Depois de receber um público de 26 mil pessoas no domingo passado (02), na tarde desta segunda-feira (03), as arquibancadas da arena dos Jogos dos Povos Indígenas, em Palmas (TO), foi tomada pelo público indígena, com suas cores exuberantes e arcos e flecha na mão, além de outros adereços. O espetáculo marcou mais um grande momento de intercâmbio das diferentes culturas dos 32 povos que participam da sexta edição do evento. Em muitos instantes, ainda que não se tenha a compreensão dos cantos entoados, a força espiritual comove todos que os presentes. Após a apresentação do ritual dos mortos pelos Enawenê-Nawê, do Mato Grosso, teve início a competição de lança, aberta pelos Xikrim (PA), que arrancaram muitos aplausos, com seus lançamentos precisos. Prosseguiram os Aikewara (PA), Javaé(TO), Matis(AM), Guarani(SP), Nambikuara(MT), Yawalapiti(MT), Karipuna(AP), Bakairi(MT), Guiana Francesa, Enawenê-Nawê(MT) ,Cinta Larga (RO), Apinajé (TO), Kayapó (PA), Kanela (MA), Khraô (TO) e Pataxó (BA), que fecharam a competição provavelmente com a melhor pontuação. Nessa modalidade, destacaram-se ainda os Cinta Larga, os Karipuna, os Bakairi, os Kayapó e os Khraô. O resultado dessa competição será divulgado amanhã (04), pela comissão técnica, formada por especialistas da Secretaria de Esporte do Tocantins. A segunda-feira contou ainda com a apresentação culturasl dos Gavião Kikatejê (PA), com a dança do porco queixada,dos GUarani Kaiowá (MS) e a demonstração da zarabatana, atividade exclusiva dos Matis, da Terra Indígena Vale do Javari (AM). Indígenas Yawalapiti,Xavante e Gavião Kikatejê filmaram as apresentações para divulgar em suas aldeias. NO início da noite teve início a competição de corrida de velocidade. Simone Cavalcante (Funai)
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla