Ministério do Esporte Javaé entram na aldeia olímpica comemorando vitória
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Javaé entram na aldeia olímpica comemorando vitória

Palmas, 3/11/2003 (Ascom/ME) - A equipe masculina Javaé, habitantes do Tocantins, entrou na aldeia olímpica, na Praia da Graciosa, em Palmas, hoje (03), no final da manhã, cantando e dançando para celebrar a vitória por 1 x 0, na partida de futebol com os Wai Wai (do norte do Pará, fronteira com a Guiana). À frente, com a mala da câmara de vídeo na mão, Evaldo Joruwe, uma das lideranças Javaé, empolgava os visitantes com seu canto afinado, intercalado por gritos sonoros do restante da equipe. Os Xerente, também do Tocantins, fotografaram a chegada de seus conterrâneos e depois foram se juntaram aos Javaé para completar a volta na aldeia em direção ao refeitório, onde outros atletas recém chegados das partidas, já almoçavam. Indígenas próximo do grupo aplaudiram o grupo. A indigenista da Funai há 17 anos, que acompanha o grupo e já morou nas aldeias do índios de Tocantins, Dejane Luz Viana dos Santos, explicou que a dança é comemorativa dos Javaé nas lutas corporais e eles a adaptaram para celebrar a vitória no futebol dos Jogos Indígenas. Segundo ela, a intenção é mostrar aos "parentes", nome que todos os índios usam para se referir a outros grupos, um pouco da sua cultura. Apesar de ainda não dominarem a técnica, os Javaé organizaram uma associação indígena, a CONJALA - Conselho das Organizações do Povo Javaé, que adquiriu o equipamento de vídeo e contratou um profissional para registrar sua presença na sexta edição dos Jogos. Simone Cavalcante (Funai)
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla