Ministério do Esporte Cabo de Guerra e corrida de velocidade têm disputa acirrada e emocionante
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Cabo de Guerra e corrida de velocidade têm disputa acirrada e emocionante

Palmas, 06/11/2003 (Ascom/ME) - A competição de cabo de guerra, muito popular entre todos os povos e introduzida na cultura indígena pelo contato com o Exército Brasileiro, teve sua final hoje, às 20 horas, na arena olímpica da Praia da Graciosa, em Palmas (TO), com a vitória dos Enawenê-Nawê, habitantes do Mato Grosso. Eles também fizeram uma bela demonstração do futebol de cabeça no início da tarde. Na competição feminina venceram as Xavante, do Mato Grosso, que derrotaram as Xerente, de Tocantins. Em disputa acirrada, com muito empenho individual dos atletas homens e mulheres, classificados na quarta-feira (05), os Jogos encerraram também a corrida de velocidade, que teve início no meio da tarde, intercalada com as apresentações culturais dos Wai Wai, Ka?apor, e Kanela, e com a disputa de cabo de guerra. Na disputa feminina, a vitória ficou com a atleta Xerente, Abenisse, que venceu a Gavião e a Yawalapiti, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Na prova masculina o vencedor foi o Kanela, Waldimar Ronkô, de 28 anos. Seu pai, Severo Ronkô e sua mãe Helena Krutikoi vibraram muito e fizeram, junto com todos os Kanela, uma dança em homenagem do campeão. "Meu filho mereceu. É um grande corredor em nossa aldeia e carrega tora de até 180 quilos", disse orgulhoso o pai do vencedor, que timidamente se retirou para a oca logo após a vitória. Simone Cavalcante (Funai)
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla