Ministério do Esporte Indígenas continuam chegando a Palmas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Indígenas continuam chegando a Palmas

Desde ontem (29), com a chegada dos Wai Wai, do Pará, dos Tapirapé e Bakairi, do Mato Grosso, as delegações indígenas participantes da sexta edição dos Jogos dos Povos Indígenas estão se instalando na Aldeia Olímpica, em Palmas. Hoje pela manhã (30), chegaram ao local, construído especialmente para o evento, os índios Awá Guajá e Kaapor, do Maranhão, que participam pela primeira vez dos Jogos. Os karajá, habitantes da Ilha do Bananal, os Bororo e os Enawenê-Nawê, do Mato Grosso também já estão alojados. O evento iniciará sua programação amanhã (31), às 18h, no Palácio do Governo, com o fogo simbólico por um grupo Rikbatsa, do Mato Grosso. A abertura será neste sábado (01), na Praia da Graciosa, a beira do Lago da UHE Lajeado. Recepcionados à entrada da Aldeia, todos indígenas recebem um "kit-atleta", com uma bola comemorativa da sexta edição, 02 camisetas, 01 boné, 01 rede e 01 manta. Além do alojamento em 30 ocas, a Secretaria de Esporte de Tocantins construiu malocas para exposição, refeitório, atendimento médico e administração. No final da manhã, o Corpo de Bombeiros iniciou a prevenção de incêndio colocação de extintores nas ocas. Desde 1996, os Jogos dos Povos Indígenas são uma iniciativa do Ministério do Esporte (ME) e já fazem parte do calendário oficial esportivo do País. Este ano, a execução coube ao Governo do Tocantins, com o apoio da Funai, responsável pela participação das diversas etnias. Segundo Marcos Barbosa, coordenador do evento pelo ME, em seis edições os Jogos já reuniram 130 diferentes povos indígenas. Carlos Terena, o coordenador da Funai na o evento "está consolidado e proporciona o intercâmbio entre os povos, além de mostrar a riqueza e diversidade das culturas indígenas ao público em geral", concluiu.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla