Ministério do Esporte VI Jogos dos Povos Indígenas inova corrida de tora
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

VI Jogos dos Povos Indígenas inova corrida de tora

Brasília, 2/09/2003 (Ascom/Funai)- A corrida de tora, uma das modalidades esportivas tradicionais praticadas pelos Krahô e Xerente, do Tocantins, Xavante, do Mato Grosso, Kanela, do Maranhão e Gavião Kyakatejê, do Pará , que participam da sexta edição dos Jogos dos Povos Indígenas, será apresentada como competição entre as etnias inscritas. O fato é inédito, pois nas edições anteriores, o esporte fez parte apenas das demonstrações de práticas tradicionais. Segundo Carlos Terena, coordenador da Funai nos Jogos, a inovação resultou da sugestão dos próprios indígenas, por ser um dos esportes que mais faz vibrar tanto atletas como o público não-índio, que lota as arquibancadas. Este ano, a competição será aberta também a outros povos participantes, que não praticam a corrida de tora no seu dia-a-dia. "Todos os anos, essa modalidade faz o maior sucesso entre todos os povos convidados e arranca muitos aplausos da platéia. Dessa forma é um elemento importante de intercâmbio entre os povos. Também será uma maneira de divulgar a prática do esporte entre os indígenas", explicou Terena. A corrida de tora será disputada na arena, construída especialmente para a realização do evento no período de 04 a 11 de outubro próximo, na beira do rio Tocantins, na Praia da Graciosa, em Palmas/TO. Os Jogos dos Povos Indígenas são patrocinados pelo Ministério do Esporte, realizados pelos governos estaduais e prefeituras, com o apoio da Funai. Este ano, o governo de Tocantins está acolhendo o evento, idealizado pelos próprios indígenas.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla