Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Jogos dos Povos Indígenas começam com disputa entre brancos e índios
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 18 Outubro 2001 13:00
Os tetracampeões mundiais de futebol, Branco e Dunga, são a grande atração da abertura dos Jogos dos Povos Indígenas, sábado (20/10), em Campo Grande (MS). Os dois jogadores vão integrar a equipe dos "homens brancos" na disputa com um time formado somente por representantes das comunidades indígenas. O amistoso, marcado para às 10h, na Vila Olímpica do Comercial (Rua Brilhante, s/n° - Bairro Taveiropólis) terá na tribuna um torcedor muito especial: O Ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles, que já confirmou presença. Melles terá a companhia do Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael; do Presidente da FUNAI, Glenio da Costa Alvarez; e do Secretário Estadual de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Terra. A entrada é franca. Branco e Dunga chegam hoje (19/10) a Campo Grande. E nem vão ter tempo de treinar. Os dois jogadores participarão de uma coletiva às 16h, no Hotel Vila Verde (Avenida Afonso Pena, n° 106 - Bairro Amambá). A partida de futebol é somente um aperitivo. Oficialmente a IV edição dos Jogos dos Povos Indígenas começa às 18h30. A partir deste horário, uma grande festa tomará conta do Parque das Nações Indígenas. Na arena de 540 metros quadrados, especialmente projetada para abrigar 4 mil pessoas, representantes das 40 etnias participantes do Jogos vão apresentar um pouco de sua cultura. Os Bakairi, por exemplo, de Mato Grosso, vão mostrar um dos mais belos espetáculos de sua comunidade, a Dança do Fogo. Eles e outras etnias que estarão na festa, como os Bororo, Matis e Gavião já chegaram ao Parque das Nações Indígenas. A exemplo do que acontece nas grandes competições dos "homens brancos", a pira olímpica também será acesa. A cerimônia será realizada às margens do lago localizado no centro do Parque. Os índios vão acender a tocha, tirando fogo das pedras. Em seguida, um índio da tribo Kadiwéu levará a tocha de barco até a outra margem do lago, sendo recebido por seis cavaleiros da tribo. O grupo, então, seguirá até a arena, para a volta olímpica e o acendimento da pira. Os IV Jogos dos Povos Indígenas são uma realização do Ministério do Esporte e Turismo, com o apoio da Fundação Nacional do Índio - Funai, Secretaria Nacional de Esportes, Fundesporte e Governo Popular do Estado de Mato Grosso do Sul.
{audio}{/audio}