Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Índios Bororo e Kaiapó visitam aldeias urbanas em Campo Grande/MS
- Detalhes
- Publicado em Sábado, 20 Outubro 2001 13:00
Neste sábado (20/10), índios Bororo de Barra do Garças/MS e os Kaiapó do Sul do Pará, que já estão em Campo Grande/MS para participar dos IV Jogos dos Povos Indígenas, visitam as aldeias urbanas de Marçal de Souza e Chero-Gami (nome indígena que significa minha casa). A programação está sendo organizada pela Funai para promover um intercâmbio entre as etnias participantes dos IV Jogos, que têm abertura oficial amanhã, no Parque das nações Indígenas e vão até o próximo dia 27 de outubro. Na aldeia Marçal de Souza, nome do índio Guarani assassinado na luta pelos direitos indígenas, vivem sete mil índios Terena, Kadiwéu e Guarani. O bairro indígena, onde habitam 300 famílias, foi urbanizado pela iniciativa da prefeitura e possui um centro cultural e uma escola indígena bilíngüe. A aldeia Chero-Gami, urbanizada por iniciativa do Estado, é habitada por 60 famílias e no início deste mês foi contemplada pela Ação Global. A iniciativa proporcionou aos índios a oportunidade de tirar documentos como certidões de nascimentos, carteira de identidade, título eleitoral, além do atendimento na área da saúde e outros serviços.
{audio}{/audio}