Ministério do Esporte Etnias indígenas apresentam manifestações culturais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Etnias indígenas apresentam manifestações culturais

As noites serão diferentes no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande, por causa dos IV Jogos dos Povos Indígenas. Muita dança, música e colorido vão tomar conta da arena logo mais às 20h, após o término das competições realizadas durante a tarde. As danças e rituais indígenas serão apresentadas todos os dias, pelas etnias participantes e hoje será a vez das etnias Guarani, Tembé e Karajá. Os Guarani que estão fazendo parte destes Jogos são da aldeia Jaguapiru, do município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Sua língua pertence à família Guarani. Preservam a sua cultura, como a dança e principalmente suas manifestações religiosas. Os Guarani sempre tiveram um cântico. Geralmente um cântico que fala da cultura, da religião, da travessia da Terra Sem Males. Também falam dos pássaros. Esses cânticos representam o cântico da paz. Tudo tem significado para os Guarani. Por exemplo, o cântico da criança. Na apresentação de hoje, vão apresentar a dança da chuva, chamada Cotiru, que é uma iniciação da festa do milho. Nesta dança, os Guarani agradecem o milho e colheita do milho. Os índios Tembé são da aldeia Tekohow, município de Paraguamina, sul do Pará. Hoje vão apresentar a dança Ruriu Pau, que é significa a dança da alegria. Possuem 100 cânticos e as canções são específicas para o dia e noite. Eles nunca repetem uma canção. O público também poderá assistir durante a semana a dança que retrata a festa da moça, onde celebram a primeira menstruação da índia. Os índios Karajá habitam a ilha do Bananal, em Tocantins. São hábeis na confecção do artesanato. Segundo o mito da criação os índios que deram origem ao grupo saíram do fundo do rio Araguaia e ocuparam as terras férteis das margens. Destaque para a festa do Aruananã, que é realizada para homenagear um peixe da região.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla