Ministério do Esporte Modalidades esportivas encantam público no 1° dia dos IV Jogos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Modalidades esportivas encantam público no 1° dia dos IV Jogos Indígenas

Com adereços faciais inspirados em uma onça, os Matís, uma etnia que habita a região do Vale do Javari, no Amazonas, descoberta há pouco mais de uma década, também estão presentes nos IV Jogos dos Povos Indígenas. Um grupo da etnia fez uma apresentação de Zarabatana, uma modalidade restrita aos homens e praticada somente por esta etnia. Na Zarabatana os índios utilizam uma arma artesanal, semelhante a um cano longo, feito de madeira, que mede dois metros e meio, aproximadamente. Existe um orifício onde o índio introduz uma pequena seta, de 15 centímetros. O desafio consiste em atingir um alvo, colocado a mais de 40 metros de distância. A Corrida de Tora também foi uma das atrações do domingo. A prova entrou nos Jogos como esporte de exibição. A apresentação de um grupo da etnia Xavante parecia mesmo contar pontos para a equipe. Os homens impuseram muita velocidade, mostrando um excelente preparo físico. Nem parecia que uma tora de madeira, pesando quase 100 quilos estava estrategicamente postada no ombro dos corredores "Este é o esporte que mais gostamos", explicou Paulo Tsererawe. "Mas queremos mesmo ganhar o tricampeonato de futebol".
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla