Ministério do Esporte Visita de índios Pataxó movimenta escola de Campo Grande
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Visita de índios Pataxó movimenta escola de Campo Grande

O grupo de índios Pataxó, participantes dos IV Jogos dos Povos Indígenas, realizados em Campo Grande, entre os dias 20 a 27 de outubro, esteve hoje pela manhã, 26/10, na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva para fazer apresentações culturais e mostrar seus artesanatos aos alunos. Logo na chegada, os Pataxó encantaram o público com a maneira alegre de ser. Na fala de abertura, o líder do grupo, Pakarawe, falou que se sentia feliz em poder estar naquele lugar, representando as dezesseis aldeias indígenas Pataxó, habitantes da Bahia. Aproveitando o momento, ele convidou a todos para comparecer ao Parque das Nações e conhecer um pouco mais sobre a cultura desta etnia. No decorrer da manhã, os índios fizeram uma oração que significa o "Pai Nosso" na linguagem deles, dançaram e cantaram diversas músicas que expressam agradecimento e união. Aos poucos, os alunos fizeram uma grande roda e começaram a dançar em conjunto com os Pataxó, irradiando alegria a todos que ali estavam. A visita da comunidade indígena também serviu para complementar o projeto de pesquisas do Ensino Médio, desenvolvido pelos alunos do 1° ano. Roseli, estudante da turma, realiza um projeto sobre a cultura indígena e comentou que esta experiência está enriquecendo seu trabalho. "A vinda deles aqui na Escola fez com que eu percebesse a influência da língua indígena na portuguesa", acrescentou. Já a professora Maria Dalva Rodrigues, orientadora da turma, afirmou que a partir do momento em que as pessoas tiverem a oportunidade de ter essas vivências, elas irão reconhecer o valor e a influência da cultura indígena no contexto social da própria língua portuguesa. "É através de eventos como os IV Jogos dos Povos Indígenas que a educação do país poderá melhorar", ressaltou. Para Maria de Lourdes, diretora da Escola Waldemir Barros da Silva, este momento proporcionou aos estudantes vivenciar a prática de um conteúdo que eles já estudaram e pesquisaram. Mas não foram apenas os estudantes que gostaram da visita. Titahy, 25, um dos integrantes da etnia, comentou que experiências como estas também são muito gratificantes para os índios. "Nos sentimos gratificados em ver a recepção que recebemos e que fomos respeitados", disse. Além disso, o público presente teve a oportunidade de comprar peças artesanais fabricadas pelos Pataxó.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla