Ministério do Esporte Acidente marítimo em Paranaguá atinge índios Guarani
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Acidente marítimo em Paranaguá atinge índios Guarani

A Funai após tomar conhecimento do acidente marítimo ocorrido no último dia 18, tem acompanhado diariamente os trabalhos e providências tomados pela Petrobrás e orgãos diretamente envolvidos, no sentido de preservar a integridade e segurança dos índios da região, que ficaram isolados depois do acidente. A Petrobrás determinou imediatamente a aquisição de gêneros alimentícios para atender às necessidades da população indígena Guarani e também a segurança dos índios diretamente atingidos. Ao tomar conhecimento do acidente, o Ibama baixou instrução normativa proibindo a pesca no interior da Bahia de Paranaguá pelo período de 72 horas ou até que sejam concluídos os estudos e monitoramento ambientais, considerando que o produto vazado é danoso ao meio ambiente. o Ministério Público também determinou a abertura de inquérito a fim de apurar as causas e responsabilidades do acidente. O acidente marítimo com o navio NT Norma, da PETROBRÁS, ocorreu na manhã do último dia 18, no canal de acesso ao Porto de Paranaguá -PR e provocou o vazamento inicialmente de 4,1 milhões de litros de NAFTA - substância química constituída por hidrocarbonetos, tóxica e volátil. O acidente atingiu diretamente a comunidade indígena que habita na Ilha da Cotinga. Ao todo 104 índios Guarani se encontram isolados, sem poderem se deslocar a cidade de Paranaguá e realizar a pesca diária sua principal alimentação.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla