Ministério do Esporte Terena e Kaiapó vencem corrida de velocidade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Terena e Kaiapó vencem corrida de velocidade

A atleta Terena, Delfina, 17 anos, da aldeia Passarinho do município de Miranda/MS dedicou sua vitória na corrida de velocidade à sua comunidade. Ao final das provas, Delfina fez questão de ser fotografada ao lado do novo amigo, o campeão Guarani no arremesso de lança, Alcides Flores, 23 anos e bicampeão dos Jogos Indígenas, com a marca de 47 pontos. Tukumati, 21 anos, atleta Kaiapó da aldeia Gorotire, no sul do Pará, venceu a prova masculina da corrida de velocidade e quer participar dos próximos jogos. Campeão pela primeira vez, ele dedicou sua vitória ao pai, mãe, vó, tia e todo o povo da aldeia que não está presente aos IV Jogos. Segundo Tukumati, vai haver uma festa quando ele voltar para Gorotire. Os Kaiapó participam com 45 indígenas e viajaram dois dias para chegar aos IV Jogos. O segundo lugar feminino ficou com a atleta Gavião, Hakakuwji e o terceiro com Lidiane, da etnia Krahô. Na final masculina, o atleta Kadiwéu, Odenil, chegou em segundo lugar. Valdimar, representante dos índios Kanela, conquistou o terceiro lugar. Sob forte sol e intenso calor, às 16 horas de ontem (25), no Parque das Nações Indígena, teve início a leitura da chamada dos 16 atletas classificados para as semi-finais da corrida de velocidade em 100 metros, prova masculina e feminina, também conhecida como corrida rústica. As competições, realizadas em duas séries simultâneas com quatro atletas, definiram a finalíssima, ocorrida após a demonstração do futebol de cabeça, esporte jogado com bola de látex da seringueira e praticado somente pelos Parecis e pelos Enawenê-nawê, povos habitantes do Mato Grosso.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla