Ministério do Esporte Xavante conquistam tetracampeonato no futebol masculino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Xavante conquistam tetracampeonato no futebol masculino

Os índios Xavante, de Campinápolis - MT conquistaram, hoje pela manhã, o tetracampeonato dos Jogos dos Povos Indígenas na modalidade futebol masculino. Eles derrotaram os índios Gavião, do Pará, pelo placar de 2 X 0, no estádio Elias Gadia. Com a vitória, os Xavante confirmaram o favoritismo mostrado no início da competição. Foi uma partida equilibrada, em que os Gavião começaram melhor o jogo, levando perigo ao gol dos Xavante, que obrigaram o goleiro da etnia matogrossense a fazer belas defesas. Os Xavante pareciam um pouco nervosos com a partida, algo incomum para uma equipe tricampeã nessa modalidade. O primeiro tempo terminou com a equipe paraense pressionando campeões, mas correndo atrás do prejuízo. Malaquias Xavante chutou à queima roupa, mas o goleiro Gavião defendeu. A bola ficou solta dentro da grande-área e o camisa 9 da seleção Xavante, Augusto, mandou a bola para o fundo das redes, colocando sua equipe em vantagem no placar. Depois de um intervalo em que os técnicos pediam mais garra, os Gavião voltaram mais animados, buscando o empate. O jogo foi paralisado por cinco minutos, para que o goleiro da equipe de Campinápolis fosse atendido pela equipe médica. A torcida reclamou muito pelo atraso no jogo, mas assim que a partida recomeçou, os Xavante conseguiram marcar seu segundo gol, com o artilheiro do campeonato, Malaquias. Os Gavião ficaram nervosos e não conseguiam coordenar seus ataques. Pareciam perdidos em campo, mas não deixaram de se empenhar na busca do gol. Ao som do apito final, a equipe Xavante festejou como nunca. O líder da equipe, Paulo, disse estar muito feliz com a conquista do tetracampeonato e disse que os atletas treinaram muito para a competição. "Essa vitória é uma recompensa do treinamento que fazemos durante o ano", explicou. O líder dos Gavião, Zeca, elogiou os campeões e disse que essa derrota é uma lição para que eles voltem com mais empenho nos próximos Jogos. Em partida anterior, os índios Terena conquistaram o terceiro lugar, vencendo o time dos Karajá por 1 X 0. Os Xavante ficaram em primeiro, com 13 pontos ganhos, seguidos pelos Gavião, com 8 pontos e, em terceiro, os Terena com 5 pontos.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla