Ministério do Esporte Lideranças participam de programa na TV
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lideranças participam de programa na TV

Lideranças indígenas Bakairi, Xavante, Enawenê-nawê, Terena, Pataxó, Rikbatsa, Pareci, Karajá, Yanomami e Guarani participaram, ainda a pouco, de um programa especial, com uma hora de duração, o Oficina de Idéia, na TV Educativa de Campo Grande. As lideranças indígenas fizeram questão de ressaltar a importância da riqueza de suas culturas. Iwuraro Karajá, depois de agradecer ao grande criador e a todos os "parentes", forma carinhosa como se autodenominam, afirmou: "eu não sabia do futebol de cabeça dos meus parente, nunca vi antes. Agora sei. O que interessa muito é resgatar a nossa cultura para ela não se perder." Enquanto a repórter insistia em saber sobre as modalidades mais difíceis, os indígenas participantes ressaltaram a importância da preservação de sua enorme diversidade cultural. "Nós não viemos aqui só para competir, mas para mostrar nossa cultura. Para mostrar que o índio de hoje não é mais aquele dos tempos da colonização. Hoje, muitos já estão preparados para ocupar lugar no Senado, nas prefeituras. Já estamos na universidade", disse Reginaldo Bakairi. Davi Yanomami, lembrou que os Jogos dos Povos Indígenas, foi para ele, que participa pela primeira vez com seis atletas, "uma oportunidade de vir na cidade e mostrar a cultura, nossa língua, nossa sabedoria e encontrar tantos parentes que não conhecia antes", concluiu. Zeca Pataxó afirmou que o evento e o programa da Tv Educativa "são uma oportunidade de mostrar ao povo do Brasil que somos índios e merecemos respeito". Marcos Terena, coordenador de Defesa dos Direitos Indígenas da Funai e seu irmão, Carlos Terena, idealizadores e organizadores dos IV Jogos, foram lembrados pelas lideranças como indígenas importantes para a realização da grande confraternização que são os Jogos dos Povos Indígenas. Para encerrar o programa, Marcos Terena ressaltou: "Outro grande valor desses Jogos é também mostrar o desconhecimento total da sociedade brasileira sobre a cultura indígena. Esse desconhecimento que causa muitos desentendimentos. É a oportunidade de reconciliação da sociedade brasileira com os índios".
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla