Ministério do Esporte Começa a despedida das delegações indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Começa a despedida das delegações indígenas

A apresentação de diversas modalidades esportivas praticadas pelas etnias participantes dos IV Jogos dos Povos Indígenas marcou o início da despedida de mais uma edição da confraternização que ocupou o Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande/MS, durante sete dias. Neste momento, os indígenas estão se concentrando para dar início ao desfile das delegações. Logo em seguida, a índia Delfina Terena, campeã da corrida de atletismo em 100 metros, lerá uma declaração assinada pelas lideranças presentes. No documento, as lideranças firmam o desejo de continuar lutando por um mundo melhor. "Queremos um Brasil onde a base da convivência não seja a discriminação, a separação, mas a união e o respeito mútuo na busca de objetivos comuns", lerá a atleta, daqui a alguns minutos. Ao por do sol, o público presente, ficou de pé para ouvir a oração do líder Yanomami, Davi Kapenaua, que recebeu o prêmio da ONU pela Defesa do Meio Ambiente na Amazônia. No centro da arena, Davi fez uma oração em sua língua. Em seguida, explicou que não podia traduzi-la. "Ela é sagrada e segredo. É minha raiz que preserva nossa cultura e a natureza para nós continuarmos. É a nossa luz", concluiu o líder.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla