Ministério do Esporte Decisão polêmica no Cabo de Guerra masculino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Decisão polêmica no Cabo de Guerra masculino

"Os parentes estão de acordo que o jogo já tem um vencedor". A frase, pronunciada por um dos atletas da equipe Bakairi, sacramentou a vitória da etnia Xikrin, no confronto que decidiu a primeira colocação de Cabo de Guerra masculino dos IV Jogos dos Povos Indígenas. A etnia Xicrin conquistou o título da modalidade depois de vencer na melhor de três os Baikiri. A decisão do título, no entanto, foi marcada por muita polêmica. Os Xikrin venceram o primeiro confronto da melhor três. Mas o resultado foi anulado pela comissão organizadora, sob a alegação de que a equipe tinha utilizado um jogador a mais do que os 10 permitidos em cada equipe. A prova, então, foi realizada de novo. E, novamente, a comissão anulou a vitória, informando que um atleta não era da equipe. A nova anulação deu início, então, a uma discussão entre os líderes e comissão técnica. Já os membros das duas equipes, pacientemente sentados na arena, discutiam sobre a polêmica decisão. E foi um índio da equipe Baikiri, a etnia que já havia perdido todos os confrontos anulados, que foi o porta-voz para informar ao público que, independentemente do resultado dos organizadores, a vitória, de fato e de direito, era da etnia Xikrin. "Ficamos triste com tanta discussão e alegres pela nossa vitória, que foi de verdade, porque treinamos muito Cabo de Guerra na nossa aldeia", explicou o líder da equipe campeã, Onkrai Xikrin.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla