Ministério do Esporte Xavante conquista título feminino no Cabo de Guerra
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Xavante conquista título feminino no Cabo de Guerra

A equipe feminina da etnia Xavante conquistou o título de campeã do Cabo de Guerra dos V Jogos dos Povos Indígenas. Para terminar na primeira colocação, as meninas venceram as equipes das etnias Tapirapé, Kaiwa, kayapó e, na final, Gavião. No ano passado, a equipe Xavante terminou na segunda colocação. O Cabo de Guerra feminino foi disputado por 17 etnias. O time que sagrou-se campeão da modalidade é exatamente o mesmo que é líder do torneio de futebol. A força física das meninas Xavante, segundo o coordenador da delegação, Adriano, é o resultado natural da própria atividade das mulheres em suas aldeias. "Mulheres Xavante trabalham muito, tem força, carregam cestas de alimentos, levantam coisas pesadas sozinhas". O Cabo de Guerra é uma das modalidades mais apreciadas pelo público, principalmente por causa da disputa entre força física e técnica dos atletas. No caso das disputas entre mulheres, a competição ganha, também, na beleza física das participantes. A competição é disputada entre duas equipes, com 10 atletas, no máximo. As duas equipes se posicionam em fila indiana, frente a frente, segurando uma corda e puxando para o seu lado. Vence a equipe que puxar toda a equipe adversária para o seu campo.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla