Ministério do Esporte Jogadora Xavante lidera artilharia do futebol feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogadora Xavante lidera artilharia do futebol feminino

O time masculino de futebol da etnia Xavante é tetracampeão dos Jogos dos Povos Indígenas. Mas são as mulheres que estão fazendo o maior sucesso. O público está de olho na equipe de futebol feminino por causa da campanha irrepreensível do time na competição. E não é por menos! As meninas venceram de goleada suas três partidas e já marcaram 31 gols, sofrendo apenas dois. A cada goleada, as meninas sorriem muito quando alguém pergunta se é o time delas que é forte ou as outras equipes que estão muito fracas. "A gente treina muito lá na aldeia", explica a goleira Adriângela, de apenas 14 anos, que joga na seleção do município de Campinápolis, Mato Grosso. O técnico da equipe, Narcísio Tserewahu, parece que tem mesmo a dupla de ataque que faria a cabeça de qualquer treinador do País. As atacantes Dora Rebuwa e Marcelina Ro'Onhiwe já marcaram 17 gols, em três partidas. Dora é a artilheira, com 10 gols e a companheira é a responsável por outros sete gols. Dora, 22 anos, não fala uma palavra, sequer, em português. Tem três filhos, de cinco, três e um ano; e muita disposição. Acha que o segredo da artilharia inclui domínio de bola e muita experiência. Marcelina corrige: "não tem segredo. Para vencer tem que correr, lutar e ter habilidade com a bola".
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla