Ministério do Esporte Índio Tukano participa dos Jogos como observador
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Índio Tukano participa dos Jogos como observador

A etnia Tukano não está disputando os Jogos dos Povos Indígenas. Mas o índio Akito Tukano participa de todas as atividades paralelas: visitou escolas do ensino fundamental com os índios da etnia Matiz, compareceu à apresentação da etnia Borôro na Universidade do Pará, esteve na cerimônia de abertura da competição e, agora, pode ser localizado vibrando nas disputas específicas das modalidades. Akito tem um papel fundamental para assegurar a presença dos Tukanos, e de diversas etnias, na próxima edição dos Jogos. Akito é o presidente da Federação Indígena pela Unificação e Paz Mundial (FIUPAM), uma entidade que luta para resgatar as tradições de todas as culturas indígenas. A FIUPAM quer recuperar a memória indígena - as etnias, língua e tradições sagradas. Mas o trabalho é mais abrangente porque, em muitos casos, é preciso identificar as diversas etnias que habitam localidades pouco exploradas. "Ao longo dos anos, os índios vêm perdendo sua identidade cultural e o nosso trabalho é o de procurar as etnias brasileiras para que eles tenham contato com a civilização". Akito fala de "cibernética", globalização, fronteiras. Defende, por exemplo, que é injustificável que determinadas etnias ainda vivam isoladas. "A comunicação entre os povos está bastante elevada", explica. "Os índios têm que aprender a usar toda esta estrutura que o mundo oferece para não ficar isolados".
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla