Ministério do Esporte Espetáculo de cores e queima de fogos na abertura dos Jogos dos Povos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Espetáculo de cores e queima de fogos na abertura dos Jogos dos Povos Indígenas

Um show de cores, luzes, fogos e música marcou a cerimônia de abertura dos V Jogos dos Povos Indígenas, neste sábado, na Praia do Crispim, em Marapenim, Pará. Realizada de acordo com as tradições e anseios dos próprios indígenas, a cerimônia foi caracterizada pela emoção, traduzida no entusiasmo do público que lotou desde cedo as arquibancadas da arena de esportes. O Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael, representou o Ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho. A cerimônia começou com a benção dos Jogos, um ritual feito por um Pajé da etnia Borôro. Em seguida, um dos momentos mais esperados da cerimônia, o tradicional desfile de cada uma das 63 etnias participantes. Vestindo os trajes típicos de suas etnias, com muitos adereços e pinturas, entoando seus cantos e apresentando as danças tradicionais de sua cultura, as delegações fizeram a festa do público. Depois do desfile, os povos indígenas homenagearam diversas autoridades, entre elas, o Secretário Nacional de Esporte Lars Grael. A chegada do fogo simbólico foi um dos momentos mais bonitos. Os índios se exaltavam com os olhos bem arregalados, enquanto nas arquibancadas o público esperava de pé a entrada na arena dos atletas de Marapenim, que conduziram o fogo simbólico pelos cerca de 10 quilômetros que separam o centro da cidade até a Praia do Crispim. Os gritos e aplausos foram uma constante logo que o público percebeu a chegada dos atletas. Dentro da arena, representantes das etnias faziam uma espécie de comitiva de recepção, até que o fogo fosse entregue a uma índia Borôro, que acendeu a tocha olímpica. Depois o público foi convidado a descer das arquibancadas. E um espetáculo de fogos, jamais visto na Praia do Crispim, encerrou a solenidade. A arena, então, se transformou em uma grande "pista de dança", com a diversidade de músicas e danças culturais de todas as etnias e o congraçamento com o público. Além do Secretário Nacional de Esportes, participaram da cerimônia, o Ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro; o Embaixador do Canadá, Jean Pierre Juneau; o Presidente da Funai, Artur Mendes; o Secretário de Esporte e Defesa Social, Paulo Setie Câmara, que representou o governador Almir Gabriel; a Secretária Executiva de Esporte e Lazer, Lucilene Farinha Silva; e o Prefeito Municipal de Marapanim, Raimundo Luiz de Moraes.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla