Ministério do Esporte Tênis mais confortáveis para os atletas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Tênis mais confortáveis para os atletas

Este é objetivo de uma das avaliações da Rede Cenesp nos Jogos da Juventude Os atletas participantes dos VI Jogos da Juventude irão passar por uma avaliação inédita. Pela primeira vez, no Brasil, estará sendo realizada, com um número expressivo de amostras, uma pesquisa sobre o pé de esportistas de até 18 anos. O objetivo é submeter mais de 300 jovens atletas ao teste feito por um aparelho de leitura a laser em três dimensões para obter um levantamento de medidas e formas dos pés de cada um. A idéia é estabelecer um padrão para o pé brasileiro, já que todos os calçados produzidos hoje usam referências norte-americanas e européias. Esta avaliação está sendo operacionalizada pelo Centro de Excelência da Universidade de Santa Catarina, da Rede Cenesp do Ministério do Esporte e Turismo, que atua nas áreas de Biomecânica, Treinamento Esportivo e Fisiologia do Exercício, em parceira com a Felix Formas (RS) e CTCCA – Centro Tecnológico do coro, calçados e afins (RS). O levantamento coordenado pelo professor Aluisio Ávila, representante da UDESC busca otimizar as fôrmas para calçados esportivos, melhorando o desempenho dos atletas, principalmente nas modalidades olímpicas e paraolímpicas. Os calçados serão desenhados para o atleta brasileiro, adequando-se ao modelo do seu pé. O laboratório da UDESC é referência nacional no mercado de tecnologia na engenharia de calçados, sendo o único habilitado pela ABNT para realizar o teste de conforto dos calçados produzidos no país. De acordo com o professor Aluisio, o tênis do Guga foi desenvolvido por eles em trabalho conjunto com a Olympicos. A Democrata é uma das empresas de caçado que utilização as normas de conforto da avaliação da UDESC. “O importante é que o resultado desta avaliação permitirá a elaboração de sapatos e tênis não só mais confortáveis, como mais seguros, prevenindo os atletas de eventuais torções ou outros problemas de articulação”, explicou o Professor Mário Andrade, técnico do Cenesp.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla