Ministério do Esporte Abertura dos jogos contará com homenagem a Bira
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Abertura dos jogos contará com homenagem a Bira

Um dos melhores jogadores da história do basquete brasileiro será homenageado na abertura dos Jogos da Juventude, nesta quinta-feira, em Goiânia. Em coma desde que sofreu três paradas cardíacas em fevereiro deste ano, Bira, como era conhecido o atleta Ubiratan Pereira Maciel, faleceu na manhã de ontem, em Brasília. Bira foi pivô da seleção brasileira de basquete por 17 anos. Por três vezes (1996, 97 e 98), foi indicado para integrar o Hall da Fama do basquete mundial, nos Estados Unidos, ao lado de outros ídolos como Larry Bird e Aleksander Nikolic. Além disso, participou de três Jogos Olímpicos: Tóquio/64, México/68 e Munique/72, conquistando o bronze no Japão. Em Mundiais, conquistou o ouro em 1963, com apenas 18 anos, o bronze no Uruguai/67, a prata na Iugoslávia/70, e bronze nas Filipinas/78. O jogador conquistou, ainda, cinco títulos sul-americanos e três medalhas em Jogos Pan-Americanos: 1963 (prata), 75 e 79 (bronze). Atualmente, Bira trabalhava na área de Programas Sociais da Secretaria Nacional de Esporte e iria lançar, neste ano, um projeto de basquete para crianças carentes. “Com certeza é uma grande perda para o esporte, mas seu exemplo ficará para sempre”, falou Lars Grael, Secretário Nacional de Esporte. “Essa homenagem será mais que merecida”, completou.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla