Ministério do Esporte Com apoio da Lei de Incentivo, jovem piloto de kart é tetracampeão sul-brasileiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com apoio da Lei de Incentivo, jovem piloto de kart é tetracampeão sul-brasileiro

O atleta Gustavo Myasava confirmou pela quarta vez, no último fim de semana, sua hegemonia entre os atletas do sul do Brasil. Não no futebol, ou na natação, mas no kart. Aos 15 anos, o atleta paranaense é um dos expoentes da modalidade no país e se sagrou novamente campeão na terceira etapa do Campeonato Sul-Brasileiro, disputado em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Para seus treinos e manutenção do kart, Gustavo conta com recursos obtidos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

"Eu sabia que tinha que vencer as duas baterias para ser campeão, então desde os primeiros treinos livres procurei os melhores acertos dos equipamentos e do traçado da pista. O primeiro resultado foi a conquista da pole position", conta o kartista, que disputou o título da prova com mais dez competidores.  "Na primeira bateria veio o susto: fui ultrapassado logo na segunda curva por dois concorrentes, mas consegui reconquistar a primeira posição na 17ª volta, terminando com o título", relembra.

A conquista se somará a várias outras que o atleta já obteve em cinco anos no esporte. Em 2007, Gustavo conquistou o seu primeiro título no Sul-Brasileiro, na categoria cadete. Em 2009 foi campeão na categoria Júnior Menor e, no ano passado, ganhou o campeonato na categoria Sudam Júnior.  "Estou muito feliz com o título. O tetra era uma das metas traçadas junto à equipe e foi alcançado após muita luta, principalmente porque na etapa disputada no Paraná abandonamos a primeira bateria com problemas mecânicos, mas conquistar com a corda no pescoço foi muito emocionante, vibrei muito", destaca o kartista, que está classificado para representar o Paraná na Copa das Federações, ainda neste ano.

Lei de Incentivo
Para Jorge Myasava, pai do kartista, o apoio da Lei de Incentivo foi fundamental para a manutenção dos treinos e do equipamento. "O kart é muito caro. Quando se chega ao top do kartismo, que é a categoria Graduado/Sudam, os custos ficam ainda maiores. Falar em competir sem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte seria muito difícil", ressalta.

E Gustavo quer ir ainda mais longe: neste ano, o atleta iniciou os treinos na Fórmula 3 Sul-Americana, já tendo competido na etapa de Jacarepaguá, do Rio de Janeiro. "Não vou deixar de competir no kart, pois ele ainda é a melhor escola de formação de pilotos. Os maiores nomes da F1 ainda hoje pilotam kart para manter a forma", afirma o paranaense. O atleta ainda terá pela frente a Copa do Brasil e as 5ª e 6ª etapas do Campeonato Paulista, o Campeonato Paranaense e 4ª Etapa da Copa Paraná de Kart.

Paula Braga
Foto: Divulgação

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla