Ministério do Esporte Competição promove intercâmbio cultural entre Brasil e Itália pelo esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Competição promove intercâmbio cultural entre Brasil e Itália pelo esporte

Promover o intercâmbio cultural por meio do esporte. Esse é o objetivo dos Jogos da Juventude Brasil/Itália, evento esportivo que reúne jovens descendentes de italianos para fortalecer as ligações entre os dois países. A primeira etapa deste ano terá início no próximo sábado (14.04) em Belo Horizonte. Cerca de 250 participantes, com idades entre 11 e 13 anos, disputarão três modalidades - atletismo natação e futebol. A competição conta com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

"O objetivo é a integração. É uma chance que damos para esses jovens atletas praticarem alguma modalidade esportiva. A única exigência é que os participantes estejam matriculados em alguma rede de ensino, pública ou privada", afirma Cláudio Freitas, secretário do Comitê Olímpico Nacional Italiano - Coni Brasile, que organiza o torneio em parceria com o Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte.

Além de praticar esportes, os participantes dos Jogos da Juventude Brasil/Itália têm a chance de se sentir um pouquinho mais próximos do país europeu. As cerimônias de abertura e encerramento contam com apresentações de danças típicas e culinária italiana, tudo para aproximar os jovens de famílias italianas da cultura de seu país descendente.

"É uma grande festa! É também uma oportunidade para esses jovens conhecerem um pouco mais da Itália", completa Cláudio.

Etapa internacional
Os melhores colocados em cada modalidade integrarão o ranking nacional da Coni Brasile, que selecionará a equipe representante do país nos Jogos da Juventude da Itália, a serem realizados naquele país em 2013. Equipes de Argentina, Canadá, Venezuela e Estados Unidos também participam da etapa internacional.

A cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude Brasil/Itália acontecerá a partir das 8h no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), na capital mineira. Após essa etapa, o evento passará por Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Curitiba.


Paula Braga
Foto: divulgação/Coni
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla