Ministério do Esporte Mergulhando para o Futuro integra atividades lúdicas e natação na capital paulista
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Mergulhando para o Futuro integra atividades lúdicas e natação na capital paulista

No bairro de Butantã, na zona oeste de São Paulo, crianças e jovens têm a oportunidade de vivenciar o lúdico e a atividade esportiva. Com sunga ou maiô e tocas de banho, eles estão prontos para mais uma aula de natação, no projeto Mergulhando para o Futuro. Mas não é qualquer aula, pois a Associação Esporte Solidário conta com um parceiro de peso: o medalhista olímpico Gustavo Borges.

As aulas de natação utilizam a metodologia de ensino desenvolvida pelo ex-atleta, a mesma utilizada nas academias de Gustavo Borges. "Os alunos são divididos por níveis, distintos por cores. Fazemos uma avaliação semestral com cada criança e os responsáveis recebem um boletim com o desempenho. Assim, observamos a evolução de cada aluno", explica a diretora de operações da instituição, Eriete Brandeker.

Promovido pela Associação Esporte Solidário, via Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto atende a cerca de 220 crianças a adolescentes, com idade entre 7 e 18 anos. Com os patrocínios da Sul América, AstraZeneca e da Oi  Futuro, as aulas estão prestes a fechar o primeiro ano de atividades, iniciado em março de 2011.

Eriete acrescenta que as atividades são baseadas nos quatro pilares da educação, definidos no relatório da Unesco. "Além dos benefícios da prática esportiva, procuramos o desenvolvimento das competências dos alunos. Observamos a evolução na área pessoal, social, cognitiva e produtiva. Isso está pautado nos quatro pilares da educação. Trabalhamos seus potenciais, como conviver em comunidade, entender e respeitar as regras e a virtude da humildade. Assim, as crianças trabalham em grupo e reconhecem o papel do próximo", ensina.

Outro diferencial das aulas no Mergulhando para o Futuro são os ensinamentos sobre as questões relacionadas à saúde. "Procuramos mostrar também o cuidado com o corpo. Oferecemos durante o decorrer do projeto palestras sobre higiene pessoal e higiene bocal", complementa Eriete. Todas as crianças, antes de entrarem na piscina, tomam banho na ducha, com sabonete líquido. Na oportunidade, os professores ensinam os alunos como tomar banho adequadamente.

A Associação Esporte Solidário está com o segundo projeto na Lei de Incentivo ao Esporte pronto para ser desenvolvido, o Na Corrida para o Futuro, agora com aulas de atletismo. A instituição espera a liberação do Ministério do Esporte para atender a 100 crianças com o projeto.
 
Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla