Ministério do Esporte Convênio: Seleção avança para as quartas de final do Mundial Sub-19 de basquete
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Convênio: Seleção avança para as quartas de final do Mundial Sub-19 de basquete

A seleção brasileira feminina sub-19 de basquete está nas quartas de final do Campeonato Mundial da categoria. Disputado na Lituânia, a equipe terminou a primeira fase na terceira colocação no grupo E, atrás da Espanha e da Austrália, com quatro vitórias em seis partidas. Nesta quarta-feira (24), a equipe da técnica Janeth Arcain foi superada pela Espanha, por 71 a 62, pelas oitavas de final. O próximo desafio brasileiro será contra a França, na sexta-feira (26.07).

Veja também:

*Basquete recebe maior investimento público na história da modalidade   
*Convênios garantem preparação da base e evolução das seleções de basquete   
*Ministério aprova mais de R$ 180 milhões para modalidades olímpicas e paraolímpicas

Contra a Espanha, a cestinha foi a ala Isabela Ramona, que marcou um Duplo-Duplo (24 pontos e 13 rebotes), além de três assistências e uma recuperação de bola. Outro destaque da equipe nacional foi a pivô Maria Carolina Oliveira, com 12 pontos, sete rebotes e uma recuperação de bola.

Para a técnica da seleção brasileira, Janeth Arcain, a partida foi um grande teste, pois a seleção da Espanha é uma das favoritas a conquistar o título. "A equipe começou bem e faz um bom primeiro tempo. No início do terceiro quarto, perdemos bolas decisivas e a Espanha abriu. Infelizmente, não conseguimos reverter o resultado. De uma maneira geral, o jogo motivou, pois a Espanha é candidato ao título. Tivemos a oportunidade de testar novas jogadoras e o grupo ganhou com isso", analisou.



Na edição de 2011 do mundial, disputada no Chile, a seleção feminina trouxe para casa a medalha inédita de bronze. Além do pódio, a jogadora brasileira Damiris do Amaral, que recebe a ajuda financeira do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, foi eleita a melhor jogadora (MVP) do campeonato.

Suporte garantido
A participação da equipe no Campeonato Mundial Sub-19 conta com o apoio financeiro do Ministério do Esporte. Em 2013, as seleções brasileiras sub-19 e adulta, masculina e feminina, recebem recursos federais por meio de convênio para participar de competições internacionais, além de treinamento especial, voltado para as necessidades da categoria.

Para as jogadoras do sub-19, o projeto é ainda mais especial. A um degrau da equipe principal, os atletas contam com período de preparação e acompanhamento técnico diferenciado durante toda a fase de competição, que servirá para a renovação da seleção principal.



Breno Barros
Foto: FIBA/Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook  

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla