Ministério do Esporte Vale ganha os prêmios de Maior Amigo do Esporte e Melhor Amigo do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Vale ganha os prêmios de Maior Amigo do Esporte e Melhor Amigo do Esporte

A terceira edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte, realizada pelo Ministério do Esporte na noite desta segunda-feira (20.08), no Clube Pinheiros, em São Paulo, contemplou grandes expoentes do empresariado brasileiro. Vale, Bradesco, Itaú Unibanco e Oi são as empresas que investiram mais e de maneira mais bem distribuída pelo território brasileiro, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Juntas, as cinco destinaram R$ 62,1 milhões a projetos esportivos em 2011. As três primeiras são as vencedoras da categoria Maior Amigo do Esporte, a que premia as empresas que mais investiram em valores absolutos. Vale ficou em primeiro, Bradesco em segundo e Itaú Unibanco em terceiro.

A categoria Melhor Amigo do Esporte premia as que investiram em projetos com melhor distribuição pelas regiões brasileiras. São vencedoras, pela ordem, Vale, Bradesco e Oi.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, entregou o prêmio de Maior Amigo do Esporte ao diretor-presidente da Fundação Vale, Ricardo Piquet. Aldo Rebelo elogiou seu antecessor no cargo, Orlando Silva, presente à festa, e defendeu a nacionalização e a democratização da Lei de Incentivo: "Sei que alguns estados ainda não foram contemplados pela lei, mas tenho certeza de que no próximo ano todas as unidades da federação estarão protegidas e acolhidas por algum projeto esportivo".

Segundo o ministro, se fosse uma Olimpíada, a Vale teria ganho várias medalhas. "Mas também agradeço àquela empresa que apoia apenas um projeto. Ela está contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento do esporte no país."

Serginho
No início da festa, o diretor de Incentivo e Fomento do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli, pediu licença para quebrar o protocolo: "Gostaria de destacar a presença de Serginho, o maior líbero do vôlei mundial, que é um exemplo de dedicação e amor ao Brasil. Ao homenageá-lo, estou homenageando todos os atletas brasileiros".

Cappelli lembrou que, ao reunir atletas e empresários, o governo federal trabalha para integrar cada vez mais a comunidade esportiva. "Com a proximidade da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos do Rio, fala-se muito em legado. O legado da Lei de Incentivo ao Esporte não se resume aos R$ 650 milhões captados de 2007 a 2011. Colocar atletas e empresários lado a lado, na mesma mesa, é de extrema importância. Tenho certeza de que daqui vai sair um Brasil diferente, uma matriz de desenvolvimento esportivo diferente."

Gestão
Ricardo Piquet definiu a Lei de Incentivo como uma ferramenta imprescindível para ampliar os investimentos esportivos e o número de beneficiados. "A lei também melhora a gestão do esporte no Brasil, por conta da união dos empresários e do governo", afirmou o representante da Vale. Piquet anunciou que a empresa pretende ampliar de 3 mil para 5 mil o número de jovens atendidos pelo programa Brasil Vale Ouro, que atinge o país inteiro. Ele aproveitou para convidar outras empresas a participar do projeto.

As categorias Melhor Amigo do Esporte Educacional, Melhor Amigo do Esporte de Participação e Melhor Amigo do Esporte de Rendimento foram criadas em 2011, com o objetivo de estimular as empresas a distribuírem seus recursos por todas as manifestações esportivas. Petrobras, Vivo e Vale são as vencedoras na categoria Esporte Educacional; Bradesco, Santander e CPFL se destacaram na categoria Esporte de Participação; e Vale, Bradesco e Itaú Unibanco, na categoria Esporte de Rendimento.

A categoria Dedicação e Incentivo ao Esporte tem o objetivo de estimular as empresas a alcançarem o máximo de seu potencial de incentivo - 1% do total do Imposto de Renda - em investimentos esportivos. As vencedoras deste ano são Anglo, Magazine Luiza e Embratel.

Os 70 prêmios deste ano - quatro a mais do que em 2011 - chegam a 22 unidades da federação, três a mais (Maranhão, Tocantins e Piauí) do que no ano passado.

Veja a seguir a lista com todos os ganhadores de 2012:

Maior Amigo do Esporte
1º Vale
2º Bradesco
3º Itaú - Unibanco

Melhor Amigo do Esporte
1º Vale
2º Bradesco
3º Oi

Melhor Amigo do Esporte Educacional
1º Petrobras
2º Vivo
3º Vale

Melhor Amigo do Esporte de Participação
1º Bradesco
2º Santander
3º CPFL

Melhor Amigo do Esporte de Rendimento
1º Vale
2º Bradesco
3º Itaú - Unibanco

Melhor Amigo do Esporte - Pessoa Física
1º Jean Marc Robert Nogueira Baptista Etlin
2º Renato da Cruz Gomes
3º Júlio de Siqueira C. de Araújo

Dedicação e Incentivo ao Esporte
1º Anglo
2º Magazine Luiza
3º Embratel

Melhor Amigo do Esporte nos estados

Alagoas
1º Telefônica - Vivo

Amazonas
1º Petrobras

Amapá
1º Bradesco

Bahia
1º Petrobras
2º Distribuidora Cavalo Marinho Ltda
3º Nestlé

Ceará
1º Endesa
2º Banco Nordeste do Brasil SA
3º Banco Industrial e Comercial SA

Distrito Federal
1º Tetra Pak
2º Itaú Unibanco
3º Votorantim

Espírito Santo
1º Vale
2º Edip
3º Banco do Estado do Espírito Santo

Goiás
1º Anglo
2º Anglogold Ashanti
3º Sama

Maranhão
1º Vale

Minas Gerais
1º Cemig
2º Vale
3º Moreira Salles

Pará
1º Vale

Paraíba
1º Camargo Corrêa
2º Bando Nordeste do Brasil S.A.
3º N. Claudino & Cia Ltda.

Pernambuco
1º Banco Nordeste do Brasil S.A.

Piauí
1º Carvalho & Fernandes Ltda.

Paraná
1º Copel
2º Volvo
3º Usina de Açúcar Santa Teresinha Ltda

Rio de Janeiro
1º Bradesco
2º Vale
3º Petrobras

Rio Grande do Norte
1º Ambev
2º Eletrobras
3º Banco Nordeste do Brasil S.A.

Rondônia
1º Termo Norte Energia Ltda.

Rio Grande do Sul
1º Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.
2º Randon
3º Gerdau

Santa Catarina
1º Safra
2º Cielo S.A.
3º Cpfl

São Paulo
1º Itaú - Unibanco
2º Petrobras
3º AES

Tocantins
1º EDP
2º Oi

Leia mais:

Atletas e empresários celebram o esporte na premiação da Lei de Incentivo

Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla