Ministério do Esporte EMPRESÁRIO AMIGO: Por meio da confederação, lei fomenta basquete no país
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

EMPRESÁRIO AMIGO: Por meio da confederação, lei fomenta basquete no país

Nos Jogos de Londres, assistiu-se ao ressurgimento da seleção brasileira masculina de basquete em Olimpíadas. O time comandado por Rubén Magnano terminou a competição em 5º lugar, demonstrando que tem condições de disputar, em casa, um lugar no pódio dos Jogos do Rio, daqui a quatro anos. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) é uma das que conta com recursos viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Nos últimos anos, a entidade apresentou os projetos de realização dos Campeonatos Brasileiros de Base de Basquetebol 2011 II e do Brasileiro Sub-15 de Basquetebol 2012, que contaram com o patrocínio do Banco Bradesco S.A. captado por meio da lei.

Para o presidente da CBB, Carlos Nunes, a Lei de Incentivo possibilitou a concretização de iniciativas que são importantes para o fomento ao esporte no país. "Somos beneficiados na medida em que a lei permite que projetos de extrema importância, como as competições nacionais de base, sejam viabilizados por esse tipo de aporte. Com isso, passamos a ter mais possibilidades de desenvolver e fomentar continuamente a modalidade no país, aumentando sua visibilidade e, consequentemente, o número de adeptos", diz.

Desde 2009, a Confederação teve sete projetos aprovados - quatro somente no ano de 2011. "Até o presente momento ainda não nos utilizamos da Lei de Incentivo ao Esporte para um projeto diretamente ligado à nossa seleção olímpica. No entanto, o investimento que realizamos na base do basquetebol brasileiro com o recurso incentivado nos permitiu ter as condições necessárias para que também investíssemos em nossas seleções que disputaram os Jogos", ressalta Nunes.

Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2012
O Ministério do Esporte emenda as comemorações das conquistas em Londres com a terceira edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte, que acontece no dia 20 de agosto, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Este ano serão distribuídos 70 prêmios, em oito categorias.

Com o objetivo de aproximar cada vez mais atletas, técnicos e dirigentes esportivos com diretores e presidentes das empresas patrocinadoras, a festa deste ano inovará, colocando todos eles lado a lado nas mesas durante a premiação. "A aproximação desses atores é o principal legado da Lei de Incentivo, pois permite uma relação de ganha-ganha: os esportistas com o apoio das empresas, e as empresas que associam sua imagem aos atributos do esporte", explica Ricardo Cappelli, diretor de Incentivo e Fomento do Ministério do Esporte.

São sete categorias nacionais: Maior Amigo do Esporte, Melhor Amigo do Esporte, Amigo do Esporte de Participação, Amigo do Esporte de Rendimento, Amigo do Esporte Educacional, Dedicação e Incentivo e Amigo do Esporte - Pessoa física; e uma estadual: Melhor Amigo do Esporte no Estado. Os 70 prêmios de 2012 representam um aumento de quatro premiações em relação a 2011, pois algumas unidades da federação serão contempladas com mais de um lugar na categoria estadual.

Desde que entrou em vigor, em 2007, a Lei de Incentivo já destinou R$ 650 milhões a vários projetos esportivos. Só em 2011, foram aproximadamente R$ 220 milhões.

Paula Braga
Foto: Daniel Ramalho/AGIF/COB
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla