Ministério do Esporte Comitê Organizador do Rio 2016 cadastra 172 Locais de Treinamento Pré-Jogos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Comitê Organizador do Rio 2016 cadastra 172 Locais de Treinamento Pré-Jogos

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 anunciou, nesta terça-feira (24.01), o resultado do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos. Foram consideradas aptas 172 instalações esportivas de 73 cidades e 18 estados das cinco regiões do país. As instalações serão apresentadas a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) por meio de um guia online, que será lançado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012.

O processo de cadastramento durou 12 meses. Entre os quesitos, foram avaliados os acessos à instalação e a proximidade de aeroportos com voos domésticos, além da rede hoteleira e hospitalar disponível nas proximidades.

O objetivo da ação foi identificar instalações em todo o país que atendessem aos requisitos técnicos das Federações Esportivas Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paralímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o Brasil antes dos Jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e à aclimatação às condições locais.

"É com satisfação que podemos dizer que o cumprimento dessa solicitação trará benefícios para todo o Brasil. Receber delegações olímpicas e paralímpicas dissemina a experiência dos Jogos para além do Rio e movimenta as cidades, social e economicamente. Essas cidades podem passar a atuar como polo de desenvolvimento esportivo em seu estado ou região. É também uma oportunidade de divulgação e promoção nacional e internacional do potencial esportivo e turístico dos municípios", disse o presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Legado
A identificação desses locais é uma solicitação do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional ao país-sede dos Jogos. Uma vez identificados, caberá a cada instalação negociar diretamente com os CONs e CPNs os termos de utilização de seus equipamentos pelas delegações estrangeiras. Dos equipamentos selecionados, 98 instalações são públicas - sendo 64 municipais, 19 estaduais e 15 federais - e 74 de propriedade privada.

"Este projeto é fundamental para o legado esportivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, pois vai estimular a renovação do parque esportivo nacional, público e privado, por meio da construção ou reforma de instalações. Não há limite de locais a serem apresentados e nosso objetivo é incluir todos aqueles que consigam atender aos requerimentos das Federações Internacionais", explicou o diretor de Esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães.

A lista completa das instalações está disponível na página oficial Rio 2016, no endereço www.rio2016.com/treinamentoprejogos/documentos

Fonte: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla