Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Equipe brasileira de canoagem slalom já trabalha visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 18 Janeiro 2012 17:30
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, podem parecer distantes, mas para os atletas brasileiros da canoagem slalom a preparação já começou. As corredeiras do Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, são o endereço oficial de 16 jovens atletas, com idades entre 12 e 23 anos, selecionados pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Eles estão se preparando para representar o país nas Olimpíadas no Brasil.
Segundo o superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, o foco do treinamento é deixar os novos talentos prontos para os desafios de 2016. "Em 2008, desfizemos a seleção e passamos a investir na formação. Agora já temos uma base pronta para essa nova etapa", disse.
O período de treinamento no Paraná inclui apoio de moradia, médico, fisioterapeuta e escola. "Eles vão morar em Foz até 2016 ou até que o canal do Rio de Janeiro fique pronto", completou Argos. Para dois dos atletas selecionados, que têm atualmente 12 anos, o desafio será maior: em 2015 eles terão a oportunidade de representar o país no Campeonato Mundial Júnior.
A iniciativa é uma dos projetos patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte, no valor de até R$ 2 milhões. Eles fazem parte do programa desportivo Equipe Permanente de Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu.
Praticada em corredeiras e com obstáculos, a canoagem slalom é disputada em Foz do Iguaçu em uma pista artificial. Ela é a única do tipo na América Latina e uma das dez melhores do mundo, pois aproveita o espaço inicialmente construído por Itaipu Binacional para a piracema (período de desova dos peixes). No próximo mês de março, o espaço será palco da seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres. Estarão em jogo as quatro últimas vagas disponíveis do continente americano.
Breno Barros
Foto: Prefeitura da Instância de Turismo de Piraju
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook