Ministério do Esporte Com recursos da Lei de Incentivo, projeto Nadando para o Futuro atende a crianças do Piauí
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com recursos da Lei de Incentivo, projeto Nadando para o Futuro atende a crianças do Piauí

Incentivar a iniciação esportiva e oferecer horas de lazer para crianças. Esses são os objetivos do projeto Nadando para o Futuro, uma iniciativa da Federação Piauiense de Desportos Aquáticos viabilizada com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. Em execução desde maio do ano passado, o projeto atende a cerca de 120 crianças, com idades entre 9 e 14 anos, na zona rural do Piauí.

Acompanhados por três professores de natação, os alunos da Escola Municipal Fazenda Soares participam das aulas três vezes por semana, no horário oposto ao das aulas. "Nossa meta aqui é a iniciar esses jovens no esporte e oferecer uma atividade saudável no tempo livre deles", afirma Francisco Mendes, presidente da Federação Piauiense de Desportos Aquáticos e um dos responsáveis pelo projeto.

"Além das aulas regulares, selecionamos os alunos que se destacam na modalidade e realizamos aulas de aperfeiçoamento para formar jovens atletas. Recentemente, tivemos 40 alunos participando do Campeonato Piauiense de Natação e do Campeonato Cidade de Teresina. Vários foram medalhistas ou tiveram um bom desempenho", conta Francisco.

O projeto também tem refletido no desempenho escolar, já que, para participar das atividades, os alunos devem manter boas notas. "Tenho conversado com vários pais e eles vêem uma mudança muito grande no comportamento e no rendimento escolar dos filhos por conta das aulas de natação", conta Francisco. "É uma satisfação muito grande ver que as crianças estão deixando de passar o tempo na rua e ocupando com alguma coisa saudável, que é a prática esportiva."

Imposto de Renda
Sancionada em 2006 e regulamentada no ano seguinte, a Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem destinar até 1% do valor e ainda acumular com investimentos proporcionados por outras leis de incentivo, como a Rouanet, para a cultura. Já as pessoas físicas investem até 6%, porém estão impedidas de acumular com outras deduções.

Até 2010, a Lei de Incentivo proporcionou R$ 430 milhões a mais de recursos financeiros para o desenvolvimento do esporte em todas as regiões brasileiras. Mais de 800 mil pessoas se beneficiaram, entre atletas, estudantes e praticantes de atividades físicas de aproximadamente 90 modalidades diferentes.

Paula Braga
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla