Ministério do Esporte Projeto Esporte para Todos incentiva atividade física e promove cidadania em Minas Gerais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Projeto Esporte para Todos incentiva atividade física e promove cidadania em Minas Gerais

Quando o assunto é incentivar a prática esportiva e promover a cidadania, a cidade de Betim coloca seu time em campo para vencer. Atualmente, a população da cidade mineira pode usufruir de atividades esportivas e de lazer graças ao programa Esporte para Todos, disponível em 15 núcleos espalhados em vários bairros da cidade. Desenvolvido pela Prefeitura de Betim, com recursos viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte, o programa atendeu em 2011 a cerca de 7.800 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

São 20 atividades, com o acompanhamento de profissionais capacitados, médicos, fisioterapeutas e psicólogos, que oferecem apoio biopsicossocial para crianças e adolescentes. "O maior objetivo do programa é proporcionar atividade física gratuita, de qualidade e acessível, que proporcione qualidade de vida para a população", afirma o coordenador-geral do Esporte para Todos, Antônio Fernando Santos. Além das modalidades esportivas, como futsal, handebol, ginástica, judô e vôlei, são ministradas aulas de capoeira, hip hop, hidroginástica e peteca.

"Temos dois núcleos principais: um no Bairro Angola e outro em Teresópolis, mais na periferia. Atuamos em ginásios, quadras, áreas da prefeitura, escolas e onde mais haja espaço, necessidade e interesse da população", ressalta o coordenador.

Apesar de o principal público ser composto por crianças entre 6 e 12 anos, o Esporte para Todos também disponibiliza atividades como alongamento, ioga e ginástica para idosos, além de modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência.

Equipes de competição
Em complemento ao trabalho de iniciação esportiva, são organizadas equipes de competição. Com 1.500 atletas de alto rendimento formados em várias modalidades, o programa compete em torneios e campeonatos estaduais e brasileiros.

"Recentemente, participamos de dois eventos importantes: a Semana da Ginástica Mineira, que reuniu 350 ginastas do estado, e a Ginástica de Gala, que contou com 4.300 espectadores e 200 atletas, 34 do nosso projeto" conta Antonio. "Foi muito importante para nossos atletas participarem desses eventos, pois a proximidade com ídolos da ginástica brasileira, como Daniele Hypólito, Dayane dos Santos e Jade Barbosa, valoriza nosso trabalho e é um incentivo fundamental para que nossos jovens continuem no esporte", completa o coordenador.

Paula Braga    
Foto: Divulgação/Secom-Betim
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla