Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
CPB abre inscrições para projetos de incentivo ao esporte paralímpico de base
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 21 Dezembro 2011 12:53
Estão abertas as inscrições para o Clube Escolar Paralímpico 2012 rumo a Rio 2016, iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que tem como objetivo a promoção da prática esportiva em instituições de ensino para crianças e jovens com deficiência. As instituições interessadas poderão apresentar, até 15 de janeiro, projetos em 20 modalidades do paradesporto.
Está prevista a seleção de 20 propostas que receberão financiamento, com recursos viabilizados pela Lei Agnelo/Piva, para a execução do projeto no período de março a dezembro do próximo ano. A iniciativa também visa à identificação e ao treinamento de novos talentos do paradesporto que poderão representar o país nos Jogos do Rio 2016.
Os projetos deverão atender a uma das seguintes modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima, futebol de cinco, futebol de sete, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, vela paralímpica e vôlei paralímpico.
O nome das instituições selecionadas será divulgado até o dia 31 de janeiro no portal do CPB (www.cpb.org.br).
Clube Escolar
Lançado em 2009, o Clube Escolar Paralímpico é um programa do Comitê Paralímpico Brasileiro que incentiva a prática esportiva nas categorias de base do desporto paralímpico nacional.
O CPB disponibiliza uma verba anual de R$ 60 mil para cada instituição contemplada pelo programa. O valor é utilizado na aquisição de material, contratação de profissionais e demais gastos necessários para a execução do projeto.
Em 2010, primeiro ano de realização do Clube Escolar Paralímpico, 19 instituições foram contempladas com o programa. Mais de 680 alunos foram atendidos em oito estado brasileiros. No ano de 2011, o número de projetos cresceu para 21, sendo realizado em nove diferentes estados brasileiros.
Paula Braga
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook