Ministério do Esporte Ministro do Esporte visita instalações do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte visita instalações do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou as instalações do Minas Tênis Clube, nesta segunda-feira (12.12), em Belo Horizonte, e aproveitou para conversar com o time feminino de vôlei, que treinava na Arena. A entidade conta com mais de 73 mil sócios e é uma referência na formação de atletas olímpicos no Brasil.

Há 14 mil inscritos, sendo sete mil crianças, nos cursos esportivos em 21 modalidades. Além disso, mil atletas federados competem em oito esportes olímpicos (vôlei masculino e feminino, ginástica de trampolim e artística, basquete, natação, tênis e judô) e no futsal.

O presidente do Minas Tênis Clube, Sérgio Bruno Coelho, revelou as inovações na direção da entidade, com um conselho gestor e determinação de metas e recompensas por áreas. "Infelizmente, a estrutura dos clubes no Brasil é muito dependente dos diretores, que não são remunerados e possuem outras atividades. Por isso, implantamos um conselho, com dirigentes remunerados e exigências de cumprimentos de metas", explicou.

Um bom exemplo diz respeito à área de esporte educacional do clube, que bateu a meta proposta de ter no máximo 1,5% de evasão dos alunos matriculados - alcançou 1%. Outra meta superada pelo Minas foi a quantidade de atletas da natação enviados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, realizados em outubro. A ideia inicial era mandar 10 desportistas, mas o clube enviou 14 nadadores à competição.

Sérgio Coelho destacou que os maiores ativos que o país tem no esporte estão nos clubes, mas com um aproveitamento baixo dos equipamentos e potenciais que eles podem oferecer. Ele espera que as políticas públicas e a lei sejam efetivas para mudar esse cenário. "Se depender das confederações, os recursos não chegam à base." Coelho colocou o Minas à disposição do ministério "para realizar esse sonho de tornar o Brasil uma potência olímpica".

Lei de Incentivo
O ministro Aldo Rebelo elogiou a competência do clube em captar recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte e destacou a importância da infraestrutura, como a vista em Belo Horizonte, para o desenvolvimento do setor. "Conheço e acompanho a história do clube. Qualquer brasileiro razoavelmente informado sabe as realizações que o Minas conquistou. Nós vamos precisar de vocês porque, se o Brasil quiser ir além da organização das competições, se quiser chegar ao pódio e conquistar medalhas, para esses objetivos é preciso que vocês nos ajudem com o trabalho e a experiência de vocês."

Gabriel Fialho
Foto: Orlando Bento/Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla