Ministério do Esporte Lei de Incentivo: Projeto Olímpico da Mangueira beneficia 2 mil pessoas no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lei de Incentivo: Projeto Olímpico da Mangueira beneficia 2 mil pessoas no Rio de Janeiro

O Projeto Olímpico da Mangueira atende a crianças, jovens e idosos há 23 anos. Equipado com uma vila olímpica completa, o projeto conta com patrocínio da Petrobras desde 2008, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o que permitiu a expansão do atendimento. São oferecidas atividades como atletismo, futsal, natação e dança de salão a aproximadamente 2 mil pessoas por ano, desde bebês com menos de um ano até a terceira idade.

O objetivo, segundo a coordenadora, Lilian Pessoa, é garantir saúde e preparar cidadãos por meio do esporte. "O projeto é voltado para a área social. A ideia é integrar pessoas, passar valores e conhecimento. Também atendemos áreas como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social", afirma.

Lilian Pessoa destaca que a meta é aumentar o atendimento para 3 mil pessoas. Para isso, desde 2008 o Grêmio Recreativo da Mangueira conta com o reforço da Petrobras, que tem sido fundamental para a expansão. "A Petrobras tem ajudado bastante, principalmente com estrutura, para podermos dar seguimento ao nosso trabalho, além de trazer mais público".

A coordenadora se orgulha da oportunidade de contribuir para a educação dos jovens que passam pelo Projeto Olímpico da Mangueira. "Uma satisfação é a gente perceber que está modificando e contribuindo para a vida dessas pessoas", revela.

Valores
Renan de Sant?anna, universitário, é um dos exemplos. Ex-aluno do projeto, agora Renan trabalha como estagiário no próprio Grêmio Recreativo da Mangueira. "Meu sonho é isso: passar para a galera nova os valores da vida, educar, saber o quanto é importante ser uma pessoa educada. O quanto é bom praticar um esporte. O quanto é bom você saber lidar com as pessoas, se relacionar. Esse é o meu sonho e acho que está se concretizado agora", conta.

Renan lembra que faz parte da terceira geração da família a participar do projeto. Para o professor José Ricardo Sirqueira, o ex-aluno serve de estímulo. "Ter o Renan de volta é um incentivo muito grande, tanto para as pessoas que trabalham dentro do projeto, que é a certeza de que o nosso trabalho está dando frutos, quanto para outros que vão vir e que podem se espelhar nele", diz José Ricardo, acreditando na longevidade do projeto, graças aos incentivos.

Premiação
Nesta segunda-feira (08.08), o Ministério do Esporte festejará a entrega do Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2011. A cerimônia reunirá empresários, atletas e autoridades esportivas, às 19h30, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Veja mais informações no endereço www.esporte.gov.br/premio.

Confira a reportagem em áudio



Confira a reportagem em vídeo



Francisco Júnior
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla