Ministério do Esporte Lei de Incentivo: Instituto Guga Kuerten ensina tênis para 560 jovens em Santa Catarina
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lei de Incentivo: Instituto Guga Kuerten ensina tênis para 560 jovens em Santa Catarina

O Programa de Esporte e Educação - Campeões da Vida, do Instituto Guga Kuerten (IGK), em Santa Catarina, oferece aulas de tênis e esportes complementares para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. Os cinco núcleos espalhados pelo estado atendem a 560 jovens. A proposta do IGK é usar o esporte como instrumento para a educação.

O coordenador do programa, Marcelo de Lima, explica que o instituto buscou orientação pedagógica na Unesco: "Adaptamos uma teoria da educação para esporte: como educar por meio do esporte, como complementar competências, para as crianças, pelo esporte".

Ele enfatiza que um dos ingredientes para o sucesso do programa são as parcerias favorecidas pela Lei de Incentivo ao Esporte, que possibilita o patrocínio das empresas a projetos esportivos. "A Lei de Incentivo colabora diretamente com a aquisição de outros parceiros que são necessários para completar o trabalho do Campeões da Vida", diz.

Marcelo lembra que o programa começou em 2002, de forma tímida, como uma escolinha de esportes, e evoluiu na medida em que estabeleceu as parcerias. Entre os parceiros, o IGK conta com a ajuda da Tigre e da CPFL Energia, que, em 2010, investiram juntas mais de meio milhão de reais, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

O professor Thiago da Silva observa que uma das contribuições do Campeões da Vida é garantir novas oportunidades aos alunos. "A gente está conseguindo tirá-los do mundo em que vivem. Muitos moram em lugares um pouco perigosos, que não são bons para ficar na rua e brincar. A gente está conseguindo trazê-los para o esporte."

Thiago destaca que a evolução de muitos alunos é tão surpreendente que eles continuam no projeto, mas em novas funções. É o exemplo de Nicole Martins, que começou no Campeões da Vida aos 10 anos, logo no início do trabalho do IGK. "Fiquei durante cinco anos no projeto. Eles sempre me elogiaram muito, e, depois de um ano que saí, me ligaram perguntando se estava trabalhando, se eu tinha interesse em trabalhar. Fiquei dois anos como menor aprendiz e depois resolveram me contratar", conta Nicole Martins, que hoje está cursando o primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Premiação
Na próxima segunda-feira (08.08), o Ministério do Esporte festejará a entrega do Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2011. A cerimônia reunirá empresários, atletas e autoridades esportivas às 19h30, no Esporte Clube Pinheiros. Veja mais informações no endereço www.esporte.gov.br/premio.

Confira a reportagem em áudio



Confira a reportagem em vídeo



Francisco Jr.
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla