Ministério do Esporte Lei de Incentivo: Clube Agir, de Curitiba, é referência para a ginástica rítmica
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lei de Incentivo: Clube Agir, de Curitiba, é referência para a ginástica rítmica

Desde que começou a contar com os recursos captados pela Lei de Incentivo ao Esporte, o Clube Agir, de Curitiba, viu seus alunos de ginástica rítmica despontarem nos campeonatos da modalidade. Professores e ex-atletas se reuniram em 2005 para fundar a Associação de Ginástica Rítmica, como também é conhecido o clube. Hoje uma referência da ginástica rítmica brasileira, o Agir contou com contribuição das próprias alunas para sobreviver, em seu começo.

"As meninas pagavam para ter atividade. A gente tirava o salário do professor, do aluguel do ginásio, todos os custos. Elas pagavam todas as viagens. Quem podia pagar ia, quem não podia, não ia", lembra Márcia Cristiane Moura Naves, presidente do Agir. Ela lembra que diversas vezes teve que recusar alunas encaminhadas por escolas públicas da capital paranaense, pois não tinha como financiar os treinamentos.

A partir de 2007, quando começou a receber recursos da Lei de Incentivo, tudo mudou, e a associação começou a dar adeus ao esporte amador. Em 2010, foi convidado pela Confederação Brasileira de Ginástica Rítmica para representar o Brasil no campeonato sul-americano. Só em 2010 foram mais de R$ 460 mil em investimentos, partilhados entre empresas como Tigre, Lojas Colombo e Bradesco.

Mais uma vez a ajuda das próprias mães das alunas permitiu que o clube apresentasse um projeto no Ministério do Esporte, com base na Lei de Incentivo. "Fiquei realmente muito espantada, quando ele foi aprovado, porque pensava que, para se aprovar um projeto desse nível, tinha que se contratar alguém que fizesse só projeto", revela Márcia.

Com os recursos da lei o clube se profissionalizou e hoje pode financiar viagens, treinadores, professora de dança, aluguel de ginásio, preparador físico e psicólogo. "Nossos resultados deram um salto: não éramos nada no ranking do Brasil e agora a gente não fica fora do pódio em nenhum campeonato brasileiro". Márcia conta ainda que os resultados começaram a aparecer já no primeiro ano, pois as pessoas reparavam no crescimento da equipe. "Eu dizia, é investimento, graças à Lei de Incentivo".

Premiação
No próximo dia 8 de agosto o Ministério do Esporte festejará a entrega do Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2011. A cerimônia reunirá empresários, atletas e autoridades esportivas às 19h30, no Esporte Clube Pinheiros. Veja mais informações no endereço www.esporte.gov.br/premio.

Confira a reportagem em áudio




Foto: Divulgação/Agir
Ascom - Ministério do Esporte

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla