Ministério do Esporte Lei de Incentivo: projeto investe na formação de atletas do tênis de mesa em Rondônia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lei de Incentivo: projeto investe na formação de atletas do tênis de mesa em Rondônia

Longe dos centros de formação de atletas de alto rendimento, o projeto desenvolvido pela União Amazônica Civil de Tênis de Mesa (UACTM), na cidade de Porto Velho, em Rondônia, pretende tornar-se referência nacional na modalidade. Patrocinada pela Oi, via Lei de Incentivo ao Esporte e com apoio da Oi Futuro, a iniciativa atende a mais de 80 atletas, com treinamento específico para a modalidade.

Desenvolvidos no Ginásio de Esporte Maria Lazara da Cruz, os treinamentos são diferenciados para o aperfeiçoamento técnico e físico. "Promovemos trabalhos de massificação, para que todos os atletas atendidos tenham a mesma condição de disputa. Assim, a nossa missão é colocar os atletas na seleção nacional", diz o coordenador do projeto, Carlos Dirceu Lopes.

Como o tênis de mesa requer muita habilidade e reflexo, os treinamentos na União Amazônica têm o auxílio da tecnologia. "Contamos com dois robôs de treinamento, que ajudam a aperfeiçoar a parte física e técnica dos nossos atletas. Com os equipamentos, os garotos praticam a variação de bolas e a preparação física", explica Carlos.

Mesmo com o patrocínio de uma multinacional, que custeia 22% do projeto, o coordenador revela a dificuldade de encontrar empresas que invistam em iniciativas esportivas no Norte do país. "O projeto ainda não é desenvolvido completamente porque não encontramos outras empresas que patrocinem o restante do capital necessário para as atividades no centro de treinamento", revela.

A segunda parte do projeto, que necessita de aporte financeiro de empresas privadas, é para adquirir material esportivo adequado. "A atualização dos equipamentos é necessária para colocar nossos atletas em pé de igualdade com os adversários."

Além do trabalho voltado para o alto rendimento, a União Amazônica Civil de Tênis de Mesa tem outro projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, que visa massificar a prática da modalidade no estado. A intenção é apresentar o esporte para dez escolas públicas da capital rondoniense. No momento, a iniciativa está em processo de captação de recursos junto às empresas.

Amigo do Esporte
No próximo dia 8 de agosto, o Ministério do Esporte festejará a entrega do Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2011. A cerimônia reunirá empresários, atletas e autoridades esportivas, às 19h30, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

Confira mais informações sobre o Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2011 no endereço www.esporte.gov.br/premio.

Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla